quarta-feira, dezembro 09, 2020

A mentira mais eficiente

      “É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.II Tessalonicenses 2.11-12

      A mentira mais eficiente, que os espíritos rebeldes usam, não é uma mentira escrachada, essa facilmente é desacreditada, mesmo pelos menos avisados. A mentira mais eficiente é em parte verdade, ainda que periférica, que os espíritos das trevas dizem ser a central, fazendo com que mesmo os mais informados, mas que querem ser enganados, não olhem para a verdade central e principal, que conduz ao melhor de Deus. Essa é a estratégia do diabo desde sempre, o marketing das trevas que pode enganar até cristãos. 
      A verdade central é Jesus, o único salvador, as outras podem ser qualquer coisa, conhecimentos espirituais importantes, mesmo presentes no cânone bíblico, mesmo orientações de sabedoria e até de salvação, ainda que anterior à nova aliança estabelecida pela obra redentora de Cristo. Conhecimentos por si só não salvam, contudo, por serem relevantes de alguma maneira e em algum tempo, desviam os olhos de Jesus, a verdade central, a única verdade que leva as pessoas a conhecerem e aceitarem suas verdades.
      Foi isso que o diabo fez através da serpente, ele disse algo que era verdade, o homem teria o conhecimento do bem e do mal, e isso de fato aconteceu, esse era o nome da árvore plantada por Deus, não pelo diabo. Contudo, como não era a vontade principal de Deus para o homem, ao menos naquele momento e daquele jeito, o fez pecar e perder direitos. Só Jesus pode restabelecer esses direitos, por isso o objetivo do diabo hoje é desviar a atenção de Cristo, ainda que seja com verdades espirituais periféricas. 
      A verdade na boca do mentiroso se torna mentira? Não, o mentiroso nunca diz a verdade, mas ele pode manipular meias verdades de maneira que só aparece a parte verdadeira, não a outra metade, a parte mentirosa. A verdade sempre é 100% verdadeira, já a mentira basta que seja 1% num todo para desmerecer os 99% restantes. Quem aceita 1% com o tempo aceitará os outros 99%, é só uma questão de tempo, e o mal conta com isso, com o tempo. O Deus de luz não, ele age agora e para sempre. 
     Preciso citar novamente Tiago 1.16-17, “não erreis, meus amados irmãos, toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”, esse texto nos ajuda bastante a entender esta reflexão. O que vem de Deus não deixa dúvidas, espaço para fantasias nem teorias de conspiração, o que vem de Deus tem “exatidão científica” ainda que se deva entender com os olhos espirituais, tão subjetivos para os que não creem. 
      Infelizmente esta reflexão nos faz pensar no momento político atual do Brasil, um governante que se elegeu tendo na boca textos bíblicos além de outras ideologias tão agradáveis a muitos, esse tem apoio de muitos cristãos. Mas será que isso basta? Esse tal líder de fato está com a verdade maior de Deus, o pai da luz totalmente branca e sem variação, que justifique apoio do chamado povo de Deus? Um povo que buscou quem dissesse aquilo que queria ouvir em púlpitos, achou alguém maior, em Brasília.
      Nem adianta dizermos nada agora, ainda que esse que vos escreve tenha uma opinião já deixada bem clara em outras postagens, mas certeza muitos poderão ter daqui a um tempo, quando os frutos forem colhidos. Mas eu disse poderão ter, porque infelizmente, quem sempre quis ser enganado, se deixar muito tempo passar nesse terrível desejo, achará alguém que os engane para sempre, mesmo que todas as evidências comprovem que estão diante de um grande enganador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário