quinta-feira, dezembro 17, 2020

Amar é vencer o mal com o bem

      “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.Romanos 12.20-21

      Persista em vencer o mal com o bem, o tempo todo, se o outro não reconhece tuas qualidades, não seja tímido para verbalizar e promover as qualidades do outro, se o outro não acha tempo para amá-lo, ache tempo e seja afetuoso com ele, em palavras e atitudes. Se o outro te prende a erros do passado, exerça esperança e fé com o outro, creia que seu futuro será melhor, não pior, com mais liberdade e propriedade, e não como um perdedor, dê ao outro o que de melhor você deseja pra você. 
      Isso abençoa o outro se ele com o tempo mudar de atitude, for humilde, mas também colabora para que a justiça divina seja realizada no final, e nesse caso, infelizmente, pode ser aferindo as brasas de fogo sobre a cabeça do outro, mas isso é não um problema teu, e nem deve ser um desejo teu. Teu trabalho deve ser de “alimentar” o que se coloca como teu inimigo, mesmo que esse não assuma isso, com o pão e a água da vida, que é a benignidade e a misericórdia do Espírito Santo em teu coração. 
      Isso é ser cristão, isso é ser espiritual, isso é praticar os ensinos bíblicos que tanto dizemos conhecer, isso é ser diferente do outro. Que vantagem temos em termos opositores se somos iguais a eles? Ser melhor não é ser mais agressivo, responder à altura, ou tentar desprezar, trevas não se anulam com trevas, só a luz anula as trevas. Ser melhor é ser de fato do bem, é obedecer o evangelho de Jesus, é devolver a inveja e o ódio muitas vezes sem motivo dos egoístas e rebeldes com o puro amor.
      Essa disposição pode parecer difícil no início, parecer requerer de nós força que não temos, mas esforce-se, comece fazendo pela fé, se Deus permite uma situação assim em tua vida é porque ele quer abençoar o outro, sim, mas também porque ele quer mudar você. O trabalho de devolver o bem para quem nos dá o mal nos transforma de dentro para fora, cura nosso egoísmo, nos liberta da infantilidade, nos posiciona como adultos, pois nos faz priorizar a bênção do outro antes da nossa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário