segunda-feira, dezembro 07, 2020

Há quanto tempo você não muda de opinião?

      “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.João 16.13

      As pessoas resistem a mudanças de opinião, e muitas consideram isso até fraqueza de caráter, já encontrei gente para um café e quando usei adoçante, ao invés de açúcar, me disse, “mas você gostava tanto de açúcar, por que mudou?”. Esse estranhamento ocorre principalmente com os mais velhos, às vezes estranhamento de pessoas mais jovens e já tão fechadas em convicções. Crescer é mudar de opinião, eu quero, até meus últimos dias de vida neste mundo, ter coragem para me avaliar, constatar erros e mudar a maneira como penso e vivo. Deus é vivo e nos chama para a vida, quem está vivo se transforma para melhor, não dogmatiza nada, reconhece que algumas coisas não são as melhores e escolhe fazer outras. 
      Se você pegar uma postagem de 2011, 2012, 2013, enfim, dos primeiros anos aqui do blog “Como o ar que respiro”, e comparar com uma reflexão de 2018, 2019, deste ano, notará diferenças, não nas bases do que eu creio, mas na aplicação dessas bases na vida prática, um aprofundamento gradativo deverá ser notado à medida que os anos passaram. Mas houve mudanças de opinião mais extremas em alguns pontos? Sim, houve, e principalmente coragem de expressar essas mudanças, notadamente em avaliações que se afastaram do pensamento protestante evangélico tradicional. Isso é ruim? É incredulidade ou desvio doutrinário? Não, pelo menos não em relação ao Deus verdadeiro, meu pai, meu querido amigo. 
      Minha fé em Deus assim como o endireitamento de meu caminho rumo ao altíssimo têm só sido aperfeiçoados, tenho crido com mais simplicidade e caminhado mais focado, com mais coerência, com mais paz, sem me ater às margens, pelo menos não por tempo demasiado a ponto de me prejudicar. Sou avesso a dogmas, isso faz parte de mim desde sempre, e apesar da tradição católica aliar ao cristianismo dogmas como virtudes, penso que quem conhece Deus de verdade liberta-se de dogmas, ainda que conheça mais e não abra mão da verdade. O que muitos chamam de dogmas nada tem a ver com Deus, na maior parte das vezes é só um jeito de fazer as pessoas aceitarem doutrinas de homens sem refletirem a respeito. 
      Jesus como único e suficiente salvador e o Espírito Santo como mestre do conhecimento que conduz ao Deus altíssimo, essa é a verdade que não abro mão, quanto ao resto, todo o resto, minha opinião a respeito têm mudado mais e mais a cada dia, de um jeito que se muito crente conhecido meu de igrejas soubesse, não me chamaria de irmão. Mas eis um título que dispenso, neste mundo quero amigos, não irmãos, sob nenhuma forma, na eternidade saberemos de fato quem são nossos irmãos, já que neste mundo tenho achado amigos que espiritualmente pensam bem diferentemente de mim, e que nem cristãos se consideram. Não tenha medo de mudar de opinião, mas caminhe conforme tua fé, a tua, não a dos outros. 
      Se algo balançar tuas bases, não mude enquanto não tiver paz em Deus, e nesses momentos é bom sermos racionais, resistir às paixões, fé não se vende nem se troca, mas se aprofunda, se amadurece, sempre comprovada com efeitos práticos. Minhas mudanças de opinião sobre a Bíblia, o cristianismo, a religião, ocorreram depois que acontecimentos reais e inquestionáveis ocorreram, sim, vida com Deus começa com fé, é a causa primordial, mas segue realizando-se no plano físico, é o nosso sincronismo com o Altíssimo se manifestando no universo, de maneira plena. Cuidado, não mudar de opinião pode não ser virtude, nem constância de fé, mas só covardia e coração endurecido para aprender o que Deus quer ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário