sábado, dezembro 05, 2020

Profeta (1)

      “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. “Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.Jeremias 1.5-9, 18-19

      “Embora de família sacerdotal, (Jeremias) está ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oseias, e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miqueias, ele pertence ao mundo camponês. De maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses sobre a situação do país... A atividade profética de Jeremias se iniciou entre os anos de 626 ou 627 a.C., quando ele ainda era jovem, razão pela qual teria demonstrado receio ao assumir tal tarefa, e prosseguiu até 586 a.C.. Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade e outros escritores)... Após a queda de Jerusalém, teria escrito o Livro das Lamentações.” Fonte Wikipedia

      Existem profetas genuínos de Deus nos dias atuais? Sim, mas nem todos são homens que não ligam para a aparência exterior, e que se colocam em praças para gritar a esmo que os que não se arrependerem irão para o inferno, esse jeito panfletário de pregar o evangelho não funciona mais num mundo já cansado de textos bíblicos e viciado em informação virtual que recebe por celulares e computadores. Como já refletimos tantas vezes aqui, profetas do antigo testamento, salvo exceções, falam ao povo de Deus desviado, não às outras nações, e muitas vezes quando se referiam às outras nações era para livrar Israel de nações que estavam oprimindo um povo desviado de Deus.
      Profeta do antigo testamento falava a Israel, pouco ao mundo, assim os que saem condenando o mundo ao inferno, se achando profetas bíblicos, no mínimo não conhecem a Bíblia, por isso intrometer-se em religiões não cristãs, cometer qualquer espécie de violência contra elas, é um equívoco em várias camadas, desde o desrespeito com o livre arbítrio que o próprio Deus dá aos homens, até a ausência do amor que era a marca daquele que fundou o cristianismo do qual muitos se consideram profetas. Deus cobra neste mundo a volta para ele dos que um dia a ele foram, quem nunca foi não é cobrado neste mundo, mas só no outro, Deus disciplina filhos seus, não filhos dos “outros”.
      Por outro lado temos outros profetas equivocados, em púlpitos, achando que certas palavras e posturas crichesadas parecem mais ungidas que a simplicidade da palavra que saía da vida e da boca de Jesus. Obviamente, vende-se mais o produto que mais gente quer comprar, assim os homens dizem bobagens porque existem outros homens que gostam de ouvir bobagens, e como tem gente hoje em dia que quer ir a igrejas, mas para ouvir o que lhes convém (repetindo, como tanto já temos pensado aqui no “Como o ar que respiro”). A chamada de Jeremias para o ofício de profeta nos ensina coisas importantes sobre o que é um profeta de Deus, em sua origem e em seu fim. 
      Profeta é chamado desde pequeno, assim, tudo que ele vive e aprende o prepara para a missão, o profeta sempre sabe que o é, ainda que às vezes demore para assumir isso, mas tenha certeza, na hora certa, quando Deus precisar dele, ele estará pronto, e ainda que seja curta sua missão ela será decisiva. Profeta tem medo? Claro que tem, Deus não chama alguém por ser corajoso ou competente, não o profeta, mas por ser obediente, e esse abrirá mão de tudo para agradar ao Senhor. O profeta não fala de si, fala o que ouviu de Deus, e isso incomoda os rebeldes, mas a palavra de Deus alimenta o coração do profeta, ainda que confronte numa escolha de vida ou morte o que vai recebê-la. 
      Uma é a característica mais importante do ofício profético, oposicionismo, dessa forma, não queira o profeta fazer muitos amigos, ninguém é amigo de opositor. Por isso tentarão destruí-lo, seja desmoralizando-o, encarcerando-o ou matando-o, e isso, nos dias de hoje, não é necessariamente algo físico. Desmoraliza-se alguém destruindo seu caráter ou sua sanidade, ninguém dá valor à palavra de um promíscuo ou de um louco. Encarcera-se alguém prendendo-o a seus erros, a palavra de um pecador não perdoado não tem legitimidade. Mata-se alguém calando sua boca ou fechando os ouvidos para suas palavras, um morto não pode se opor a ninguém. 
      Jeremias conhecia sua missão, sabia que haveria opositores àquilo que ele era, por isso temia, mas como dizem por aí, se há medo, vai com medo mesmo, o importante é obedecer. Existem profetas atualmente? Sim, e os verdadeiros são seres humanos comuns, mas modernos, que podem estar sendo boca de Deus não nos púlpitos, nesses os falsos profetas não deixam que os verdadeiros profetas se postem. Contudo, a internet, que é ferramenta para tanta estupidez e ódio, pode ser usada pelos profetas, em espaços onde eles têm liberdade para compartilhar a palavra de Deus, não só outro lugar para estudos bíblicos convencionais, mas para reavaliar o cristianismo, como este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário