terça-feira, dezembro 01, 2020

62. Prossigamos em conhecer a Deus

Espiritualidade Cristã (parte 62/64)

      “Vinde, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva seródia que rega a terra. 
      Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz, Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” 
Oseias 6.1-6

      O texto de Oseias é uma lição de espiritualidade cristã, podemos aprender várias coisas com ele. Em primeiro lugar ele faz um convite para que todos nos aproximemos de Deus, eis algo que precisamos aprender a fazer, acima de tudo nesta vida, convidar as pessoas para chegarem mais perto de Deus. Não de religião, não de crenças, mas do único e verdadeiro Deus, e por dois motivos básicos. Em primeiro lugar porque ele existe, e em segundo lugar por ele tem boas coisas para aqueles que se achegam a ele. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam“ (Hebreus 11.6), aproximemos-nos de Deus, e com fé, pois ele abençoa os que se aproximam assim, e sem acepção de pessoas. Deus sempre tem as portas de seu coração abertas. 
      Contudo, o convite que o profeta faz é mais que para um encontro, é para um reencontro, a quem um dia esteve perto do Senhor, por ele foi abençoado, mas que depois, por rebeldia, por imaturidade, por dar prioridade a alguma vaidade ou a algum prazer passageiro dessa vida, por ser enganado por uma ilusão, se afastou, e quem se afasta, principalmente depois de ter conhecido o melhor de Deus, paga um preço caro. O profeta admite esse preço, reconhece que ele é disciplina do Senhor para com os rebeldes, mas agora, num estado de quebrantamento acredita que o mesmo Deus que disciplinou, que feriu, poderá curar a ferida. Interessante as palavras “depois de dois dias nos dará a vida, ao terceiro dia nos ressuscitará e viveremos diante dele”, o profeta aceita que certos processos de reaceitação não são rápidos, mas ainda assim valem a pena.
      Amo as palavras que seguem, “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor“, Oseias revela a profundidade que existe no conhecimento de tudo através de Deus, ele fala da vocação mais alta que todo ser humano tem, acima de qualquer outra coisa. Essas palavras me passam a sensação de algo que nos leva a uma expectativa apaixonada para experimentar uma aventura maior, o profeta diz que conhecer a Deus é uma experiência que nos instiga a mais e mais prosseguir aprendendo. Conhecer a Deus não é saber algumas doutrinas religiosas, cumprir alguns sacramentos, para depois cair num tédio que faz com que as coisas percam a graça, onde não existam mais novidades, não é um curso primário, e nem só um curso superior, mas pós, pós e pós graduações que vão iluminando nossos caminhos em direção ao Deus Altíssimo.
      Infelizmente conhecer a Deus é uma maravilhosa aventura que grande parte dos cristãos não usufrui, muitos seguem fieis a ritos e tradições, como que por obrigação, com medo de pararem e serem castigados, mas ainda que assíduos a cultos e missas, desligam-se do Espírito de Deus. Conhecimento de Deus não é só informação intelectual, é comunhão com o Espírito Santo, quem se nega a isso morre, ainda que seja um bom religioso. Mortos amam mortes e enterros, preferem fazer sacrifícios que experimentar misericórdia, por isso a exortação que segue no texto, “vossa benignidade é como a nuvem da manhã... que cedo passa”. Conhecer a Deus é viver, é praticar a verdadeira espiritualidade, quem não persiste em conhecer o Senhor poderá até ter cargo em ministério, ser um cristão ativo, mas não terá vida espiritual que gere frutos de justiça.
      Meus queridos e minhas queridas, Deus me levou a fazer esse longo estudo sobre espiritualidade não para tentar exibir conhecimentos teológicos ou bíblicos, para isso existem materiais bem melhores, mas o objetivo foi compartilhar minha experiência de vida com o Senhor. A essa altura do campeonato, nesse ponto de minha vida, não tenho mais tempo para preconceitos ou hipocrisias, nem para defender teorias que não levam a nenhuma prática de vida realmente cristã. Me cansei dos púlpitos falsos, que falam e falam, alguns nos levando às lágrimas com palavras proféticas incandescentes, outros encantando nossos intelectos com estudos bíblicos profundamente embasados, mas sempre levando as pessoas a mesma qualidade de vida fugaz que tinha Efraim e Judá no texto acima, que passa “como o orvalho da madrugada”. 
      Existe vida em Cristo, que se manifesta em nós através do Espírito Santo e que nos conduz ao Deus mais alto à medida que nos ensina coisas maravilhosas, isso é acessível aos que querem, buscam e prosseguem conhecendo. Não desistam, o que muitos dizem ser o final é só o início, acreditem, e muitos não têm interesse em que tenhamos esse conhecimento, homens e seres espirituais rebeldes a Deus. Mas é preciso coragem e total desprendimento de necessidade de aprovação humana, os que querem viver para os homens serão escravos da carne, fora e dentro de igrejas. Contudo, é preciso também humildade, para não se deixar ser seduzido pelos anjos caídos, que querem nos desviar do altíssimo não pela ignorância, mas pela arrogância que acham nos corações daqueles que querem ser deuses que serem adorados, e não adoradores. 
      “A sua saída, como a alva, é certa”, essas palavras nos falam sobre a fidelidade e realidade de Deus, quem o conhece não se decepciona e nem se frustra. Se as pessoas desistem e perdem o prazer no evangelho é porque podem até terem se esforçado, ouvido, aprendido, e mesmo praticado, mas coisas de homens, e essas, ainda que pareçam encantadoras no início, no final se mostrarão enganosas. Deus, não, aquele que se coloca nele, por ele é cuidado, consolado, levantado, suprido em todas as áreas, já os que se desviam para religiões de homens que fazem os homens escravos de homens são abatidos por palavras duras que saem da boca de Deus, esses não são felizes. Mas a esses a palavra diz, “vinde e tornemos ao Senhor, porque ele... feriu e nos atará a ferida”, feridas da disciplina de Deus só Deus pode curar, nada mais. 
 
“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário