sábado, dezembro 26, 2020

Cumpra tua missão com alegria

      “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.Salmos 43.3-4

      Você sabe que entendeu sua missão nesta vida quando a cumpre, sem ficar inventando desculpas para não cumpri-la, e você faz isso até com facilidade, sim, porque se Deus comissiona ele capacita. Somos capacitados por uma vida inteira, nosso nascimento, nossa criação familiar, nossas habilidades intelectuais e físicas, nossos estudos e experiências profissionais, tudo o que vivemos antes de nossas conversões oficiais ao cristianismo é depois, nas áreas seculares e depois disso pela nossa conversão, pelos dons espirituais, pela nossa experiência ministerial em igrejas. Mas a capacitação de Deus não é apenas espiritual, engana-se quem pensa assim, ela é a determinante, mas expressa-se mediante tudo o que somos, e somos mais que espíritos selados com o Espírito Santo, pelo menos neste mundo. 
      Contudo, não basta fazer, mesmo fazer bem feito, sabemos que entendemos nossa missão maior quando descobrimos a alegria, a satisfação que temos em exercê-la, e isso independentemente de qualquer coisa, de frutos visíveis em curto prazo, de retorno financeiro e mesmo, como tanto já tenho dito aqui, de aprovação das pessoas. Sim, confesso tenho falado muito sobre esse último aspecto nas reflexões recentes, porque é uma experiência que tenho vivido com muita clareza nos dias atuais, fazer o que tem que ser feito com alegria e não esperando que ninguém reconheça isso. Não é masoquismo, baixa autoestima, ou qualquer espécie de ferida emocional, é maturidade e acima de tudo uma confiança muito grande de que ser aprovado por Deus basta, é suficiente, e Deus, creiam, é o melhor dos senhores.
      Mas é importante que entendamos que só achamos essa alegria quando entendemos o quanto Deus nos basta, e muitos, mesmo religiosos, mesmo cristãos, mesmo pregadores, pastores e ministros, trabalham muito no que eles chamam de “obra de Deus”, mas ainda fazem o que fazem esperando reconhecimento, em alguma instância, de homens, não puramente de Deus. Isso um dia dá errado, e quando dá, ainda que seja no final da vida, temos duas opções, ou nos voltamos de fato para Deus e para entendermos a missão que ele tem para nós, ou nos rebelamos, ainda que sem assumir isso diante dos homens. Muitos se rebelam e sem a humildade devida colocam a culpa, repito, ainda que não assumam isso, em Deus, tomam Deus como um senhor injusto que não recompensou o esforço que eles fizeram por toda uma vida.
      Rebeldes não aceitam que se frustraram porque serviram senhores errados, não a Deus, mas entender isso pode ser difícil, pode ser ter que reconhecer toda uma existência focada no engano, aceitar que se construiu uma morada sobre a areia, não sobre a rocha. Confesso que sempre quis servir a Deus, mesmo não estando preparado afetivamente, mas por muito tempo esperei que os homens reconhecem, não a qualidade de meu trabalho, mas a legitimidade dele, não importa, era engano do mesmo jeito. Só recentemente minha ficha caiu, e quando eu achava que não viveria mais novidades, tive um novo despertar e para a mais alta iluminação espiritual, entendi finalmente minha missão. O principal desse entendimento é a consciência tranquila de que preciso só de Deus, e de mais ninguém, para fazer o que devo com alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário