domingo, dezembro 06, 2020

Profeta (2)

      “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.Jeremias 10.23

      Se todos os que querem seguir a Jesus sabem que escolhem um caminho que se estreita a cada dia e que é uma jornada onde somos atraídos pelo Espírito Santo a permanecermos nas regiões espirituais mais altas em Cristo, muito mais estreito é o caminho do profeta de Deus. Um profeta sabe que sua vida não é dele, ele pertence a Deus que o usa como profeta de um jeito ou de outro. Mesmo em suas decisões de vida pessoal, mesmo em seus erros, Deus o usa, nos lugares por onde passa, nas igrejas nas quais serve, com os homens com os quais se relaciona. O profeta é usado mesmo quando se cala e não se manifesta, pelo simples fato de estar disponível para ser profeta. 
      Não, não é fácil ser profeta de Deus, terrível engano comentem os que desejam ou se colocam como profetas sem terem vocação legítima de Deus para isso, se é difícil aos chamados, para os não chamados é impossível. Ainda que o verdadeiro profeta tenha o Espírito de Deus, ele não é Deus, ainda que receba conhecimento diferenciado da intimidade do Senhor, ainda que tenha as revelações dos mistérios do mundo espiritual e das verdades que os homens escondem em seus íntimos, ele não deve tomar essa experiência como pessoal. É muito importante que o profeta tenha consciência disso para poder viver em paz, dependendo só do Deus que o chamou, não dos homens. 
      Não cabe ao homem se vingar, mas se isso é difícil para todos os homens, muito mais para o profeta que sabe a verdade do arrogante, que tem conhecimento da falsidade, que reconhece a mentira mesmo atrás de palavras doces e de sorrisos largos. Saber a verdade tem um preço caríssimo, deixar que o Deus da verdade a traga à tona, no seu tempo e do seu jeito, amando alguém mesmo que saiba que esse alguém tem um coração manipulador e uma disposição dissimulada. O profeta deve estar preparado para a violência dos rebeldes, para as calúnias que esses podem levantar contra sua pessoa, tentando tirar a legitimidade de sua palavra profética, sem desejar vingança por isso. 
      Mas o profeta também deve saber lidar com bajulações e ofertas, que vindo dos rebeldes têm o objetivo de comprá-lo, fazer com que ele negue as duras palavras que o Senhor pode colocar em sua boca contra esses. Por isso o profeta de verdade é aperfeiçoado no fogo da solidão, na falta, não na abastança, deve aprender a não reagir à injustiça ainda que sua boca seja a boca do Deus da justiça, deve ter um rosto de bronze para resistir às palavras agressivas do que está em rebeldia contra Deus. Ele deve se colocar muitas vezes como espectador, ainda que como parte de um povo possa sofrer o peso da mão de Deus contra esse povo, caso esse povo esteja desviado do Senhor. 
      A verdade sobre o profeta é que ele não é quem escreve o texto, o autor, é apenas quem entrega a palavra, não é o remetente, só o carteiro, e deve ter a humildade e a elegância de se resignar a isso. A dificuldade de conviver com isso está em não confundir as coisas, ainda que saiba o juízo de Deus sobre alguém, não deve tratar esse alguém como juiz, mas como um semelhante, com o amor do evangelho. Se era complicado ser profeta no antigo testamento, onde as coisas eram mais explícitas e físicas, muito mais difícil é debaixo da nova aliança de Cristo, onde temos um homem mais complexo e interiorizado, se o bem pode ser profundo, o mal pode ser ainda mais ardiloso.
      No mundo atual o mal pode se esconder sutilmente na mente das pessoas, nela o bem é relativo, e Deus pode ser só uma subjetividade humana. O profeta deve ter consciência que é servo e que não é o único servo, Deus tem muitos servos, mas o Senhor é um só, o Deus altíssimo, que administra cada servo à sua maneira. Assim que ninguém se intrometa nisso, que cada servo cumpra a sua missão e respeite os outros servos. Se os homens amadurecem enquanto exercem melhor suas profissões e ministérios, o profeta também é homem e também precisa amadurecer, ainda que seja mensageiro do Altíssimo, assim o Senhor ensina o profeta com amor, à medida que ele cumpre sua missão. 
      Ninguém confunda a legitimidade divina da palavra do profeta com sua vida pessoal, ele é homem como qualquer um, com medos e carências, mas o profeta precisa ao mesmo tempo entender a seriedade de sua missão e saber que nela um homem é mais cobrado que os outros homens, assim como se dar ao direito de ser homem, ter limites e cometer seus erros. Profeta é ofício tão importante quanto qualquer um, só é diferente, mas Deus o honra pelo tempo e trabalho envolvido com suprimento e proteção material, como qualquer homem trabalhador honesto é honrado, ninguém ouse chamar profeta de ocioso, Deus, seu Senhor, cuida dele e sabe de sua perseverança.
      O médico cuida do corpo, mesmo de problemas escondidos nos órgãos, indiferentemente de quem seja a pessoa, o profeta entrega a palavra porque ele tem conhecimento do homem espiritual das pessoas, indiferentemente da aparência, posição social ou personalidade de alguém. Contudo, não espere o profeta respeito, compreensão justa de sua vida, aceitação de seu trabalho, se muitos não gostam de ir a médicos e são negacionistas com doenças físicas, muito mais são para problemas espirituais que devem ser tratados e que o profeta lhes avisa que existem. Deus, todavia, põe o profeta num alto retiro, onde nada e nem ninguém pode tocar seu espírito, ainda que no corpo possa padecer.

      “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.Jeremias 15.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário