domingo, dezembro 13, 2020

Deus é quem tira e quem dá (3/3)

O homem, meio evolutivo

      “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.” I Samuel 2.6-9

      A última frase do texto inicial, parte da oração de Ana, mãe do profeta Samuel, chama a atenção, “o homem não prevalecerá pela força”.  Por que isso é dito após a potência de Deus ser exaltada? Porque Ana entendeu que pela sua força, o homem nada pode, ela experimentou isso na própria carne, em sua impossibilidade humana de gerar filhos. Contudo, como o homem acha que pode, como se mune de conhecimentos e trabalhos para seguir sozinho, negando Deus, tomando como fracos e ignorantes aqueles que se assumem como dependentes de Deus. Esses são os ímpios, que falam e falam, mas o tempo os deixará mudos, nas trevas, as obras feitas por homens, por mais elaboradas e reforçadas que sejam, não suportam a prova dos anos, a força daquele que se faz sem Deus sempre termina e seu trabalho, por um motivo ou outro, cai por terra.
      Quem destrói o que não se humilha diante de Deus? Ele mesmo, acaba tropeçando nas próprias pernas, se protege tanto, levanta tantos muros, guarda tanto dinheiro para se acautelar de um futuro incerto que acaba sucumbindo antes do tempo, por um mal que nenhuma de suas fortalezas poderá livra-lo. Mas quem destrói o arrogante que não se quebranta aos pés do Senhor pode ser também seus amigos, ou falsos amigos, aquele que anda sem Deus anda em trevas, e em trevas não se tem discernimento para fazer alianças, acaba-se confiando em alguém igual a si, tão egoísta e calculista quanto se é, que não está interessando em fidelidade, mas só em vantagens pessoais. O avarento sempre encontra alguém mais avarento que ele, assim como aquele que se acha esperto, mas fia-se na mentira, achará alguém mais astuto que lhe roubará todas as economias. 
      Pequeninos do Senhor, que não têm em quem confiar a não ser em Deus, que nunca se venderam por conveniências, que nunca se enganaram com vaidades, que muitas vezes são ridicularizados, como foi Ana por Penina, a outra mulher de Elcana, seu marido, que podia ter filhos quando ela não podia (leiam I Samuel 1 para mais informações). Não  temam, nem se exaltem, humilhem-se aos pés do Senhor, sem orgulho, sem preocuparem-se com que os outros pensam. Que achem que vocês são fracos e ignorantes por crerem em Deus, não importa, o tempo nesse mundo é curto, sua glória é vã, mas a honra do Senhor é eterna. No que deram os filhos e filhas de Penina? E Hofni e Fineias, filhos do sacerdote Eli, como terminaram eles? Mas todos nós sabemos quem foi Samuel filho de Ana, dos personagens mais importantes de Israel, juiz e profeta que ungiu dois reis. 
      O ímpio que confia só em si perderá os braços e as pernas de uma vez e lhe será retirado toda a força e todo o direito, visto que usou talentos e oportunidades que Deus lhe deu para benefício próprio, não com sabedoria, não para ajudar o necessitado, antes para humilha-lo e subjulga-lo, foi assim com a família do sacerdote Eli (leia I Samuel 4 para mais informações). Deus não tarda, sua promessa não é esquecida, sua justiça vem como o Sol ao amanhecer, certa e clara, os que confiam no Senhor acharão alegria e paz nesse dia, mas os que tentaram enganar os homens, dizendo-se ser o que não eram, ajuntando para sua perdição e não para a glória de Deus, serão envergonhados, ainda neste mundo, aos olhos de todos, os que tiverem olhos verão. Do bem procede o bem, de Ana, humilhada e crente, nasceu Samuel, com autoridade de Deus, nascido para desempenhar uma missão ímpar.

      “Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.I Samuel 2.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário