quarta-feira, dezembro 16, 2020

Amar é colocar-se no lugar do outro

      “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choramRomanos 12.15

      Se você não achar vontade para orar por alguém que está sofrendo num leito de hospital, coloque-se no lugar de quem ama essa pessoa, de sua mulher, de seu marido, de seus filhos, de seus pais. Se fosse um parente próximo a você, você não estaria clamando a Deus de todo o coração pelo restabelecimento dessa pessoa? Não estaria orando por livramento de sofrimento e de morte? Colocar-se no lugar do outro é uma maneira bem prática de no sensibilizarmos pela luta alheia, contudo, mais bem-aventurado é o que ama antes, sem precisar se colocar nessa posição. Ama o suficiente para não querer que alguém sofra, ama pelo ser humano que alguém é com direito à felicidade como todos, e se a morte vier, que venha na velhice avançada e em paz. 
      Cuidado, alguém que desprezamos hoje pode ser nossa única ajuda amanhã, alguém que nos distanciamos hoje pode estar na condição que estaremos amanhã, negarmos amor hoje pode ser um plantio cruel que nos fará colher amanhã um fruto amargo, o mesmo que demos a quem um dia precisou tanto do fruto doce do amor. Infelizmente, muitas vezes damos o que achamos que recebemos, quem se acha desprezado e mal amado, dá desprezo e nega amor, contudo, muitas vezes somos desprezados e mal amados porque não temos humildade de nos aproximar e amar antes. Mais bem-aventurado é o que toma a iniciativa para amar, sem receber nada antes, esse quebra um loop de maldade e planta uma árvore de amor para si e para os outros. 
      A vida só é dura com os duros, só é injusta com os injustos, só é ingrata com os ingratos, só é seca e solitária com os egoístas e avarentos, que só querem receber e não querem dar. Dê, não empreste, estenda a mão, não vire o rosto, e se o falso quiser abraçá-lo, abrace-o, não o repreenda, que volte pra ele sua falsidade e que fique contigo tua sinceridade. Ainda que alguém seja estúpido, abençoe-o, tenha paciência e não se vingue, coloque-se no lugar não do que ele é no momento, mas do que Deus deseja que ele seja no futuro. Se alguém se arrepender e mudar de vida, olhará par trás e pesará seus velhos caminhos, do que o tratou com amor, mesmo quando ele odiava, ele se lembrará com alegria e louvará o Senhor por tê-lo amado através de você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário