quarta-feira, dezembro 30, 2020

2020, um ano que não aconteceu

      “Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre.Salmos 92.8

      Não sei vocês, mas em mim há um sentimento de que 2020 não aconteceu, parou em fevereiro, após o carnaval, e ainda está pendente. A humanidade já viveu antes momentos ruins em dimensões globais, e alguns mesmo no século XX, mas o estilo de vida com o qual temos nos acostumado nas últimas décadas parece que nos fez acreditar que estávamos protegidos. A vida virtual que atualmente vivemos nos dá uma sensação de controle, nos sentimos dentro de um game, ou de uma série da Netflix, por mais que aconteçam coisas estranhas tudo parece só uma fantasia que logo vai acabar, como acabam as maratonas que assistimos, e com um final feliz. Contudo, o Corona vírus que causou a pandemia da Covid 19 não é uma fantasia, não, e mesmo a ciência atual, tão avançada, parece sem saber o que fazer com ele.
      Mas a vida continua, de um jeito ou de outro, as pessoas precisam trabalhar para sobreviverem, dificilmente a maioria pode ser isolada para evitar aglomerações, mesmo porque muita gente não tem nem moradia decente para se proteger, com sistema de saneamento básico, abastecimento de água e energia etc. O certo é que vai levar alguns anos para tudo voltar a um normal, se é que isso vai acontecer, não vai bastar uma vacina, mas muitas, ano a ano, visto que o vírus sofre mutações, enquanto isso muita gente vai morrer, isso é fato. Muitos dizem que isso vai mudar o ser humano, que ele vai aprender algumas coisas e se superar, se transformar em alguém melhor, desculpem-me o ceticismo, mas eu não acredito nisso, até vai mudar, mas em médio prazo voltará a ser o que sempre foi, e talvez pior. 
     Se a humanidade vai mudar isso será talvez em centenas de anos, e a principal mudança deverá ser uma sociedade com igualdade de direitos e distribuição equilibrada de rendas, para que todos possam desempenhar seus melhores com boa educação, saúde e alimentação. Isso é o que podemos esperar para este mundo, deixemos os ideais espirituais para a eternidade, não achando que estabelecer uma civilização onde todos sejam cristãos seja o plano de Deus para este planeta, essa é a maneira mais sensata de ver as coisas. Com o passar dos anos o ano de 2020 se diluirá no tempo, será só uma página num livro virtual de história, e a Covid 19 só mais uma doença. O melhor que nós cristãos podemos fazer é olhar para o Deus altíssimo, nos aprofundarmos em conhecê-lo, nisso está a vida que é eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário