quinta-feira, dezembro 03, 2020

64. O que é ser espiritual?

Espiritualidade Cristã (parte 64/64)

      O espiritual crê que só através de Jesus pode chegar ao Deus Altíssimo, sabe que só assim pode conhecer a verdade mais profunda. 

      O espiritual não se cansa de pedir perdão, ainda que se esforce para não repetir erros, ele cresce no quebrantamento de espírito. 

      O espiritual ama a Bíblia mas vive no Espírito Santo, experimenta nele, e em mais nada ou ninguém, o mestre Jesus no mundo.

      O espiritual busca a Deus, não religiões, apesar de conseguir viver dentro delas, ser abençoado por elas e abençoar outros nela.

      5 O espiritual está em Cristo, mas dá ao cristianismo no mundo seu lugar como coisa de homens, assim se desvia da igreja para Deus.

       6 O espiritual respeita o mundo e seus poderes, o livre arbítrio dos homens e suas religiões, ele não é violento nem em nome da verdade. 

      O espiritual é livre, não libertino, é tolerante, mas assume convicções, não tem preconceitos, se dá ao direito de questionar sempre. 

      O espiritual protege as crianças, abraça os idosos, é paciente com os jovens e conhece as astúcias dos seres espirituais rebeldes e dos políticos.

      O espiritual conhece o coração do homem, pois conhece o próprio coração, sabe quão águas profundas é, a verdadeira intenção está no fundo.

      10 O espiritual trabalha muito pela manhã, administra o suficiente à tarde e descansa à noite, ele conhece os tempos e os respeita. 

      11 O espiritual não tem medo de pagar preços, ainda que sofra sabe que importa morrer para renascer mais iluminado em uma só vida.

      12 O espiritual não teme a verdade, ainda que por ela perca aprovações, ele a mostra com firmeza, resistindo aos ventos da mentira.

      13 O espiritual não tem vaidades nem se apega às aparências, nem a de ser espiritual, ele sabe que o mais importante está no interior. 

      14 O espiritual não receia o tolo que grita, ele tem o argumento que mesmo no silêncio prevalece e alegra só por existir, não por se opor. 

      15 O espiritual ainda que caia, levanta-se, ainda que se desonre, se limpa, ainda que desacreditado, acredita, ainda que esquecido, ama. 

      16 O espiritual encontra e cala, mede o valor do que encontrou e cuida, satisfaz-se só em saber, não tem necessidade de dizer e contradizer. 

      17 O espiritual não engessa a espiritualidade, não se ilude com o saber nem despreza o não saber, ele vê Deus em todas as criaturas. 

      18 O espiritual se constrói neste mundo e no passar dos anos, e ainda que comece lá embaixo, vai subindo, como o sol ao amanhecer.

      19 O espiritual faz parte da solução, não do problema, isso o tempo sempre revela, e os que tiverem a menor honestidade reconhecerão. 

      20 O espiritual acha abrigo na paz que perde para ganhar, que cala para conhecer a Deus e a si mesmo, que não liga para palcos e púlpitos.  

      21 O espiritual sabe o tempo de se retirar, espera a morte tranquilo, não como quem vai sumir, mas subir, o sol nunca morre, só não é visto. 

      22 O espiritual entende e não é entendido, é odiado pelos de casa, ignorado pelos da rua, e ainda assim abençoa a todos e não represa rancores. 

      23 O espiritual percebe a história, não acorda como se o juízo final fosse ao meio-dia, mas dorme como se fosse encontrar Deus na madrugada. 
      
      24 O espiritual deseja um lugar com os luzeiros de Deus, não precisa ser um lugar vip, só um cantinho onde possa se unir ao amor divino eterno. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário