quarta-feira, dezembro 23, 2020

Amor: nunca falha!

      “O amor nunca falhaI Coríntios 13.8a

      Muitas vezes nós dizemos, “eu até queria amar aquela pessoa, mas ela é tão difícil”, assim acabamos arrumando um álibi para não amar, e um bem convincente, visto que joga a dificuldade no outro, não em nós. Mas o texto inicial, o final da reflexão icônica sobre amor, diz simplesmente, o amor nunca falha, assim, temos que fazer uma pergunta ao apóstolo-teólogo Paulo: como pode ser assim? O amor não falha quando procura algo para ser amado, quando busca em alguém algo de bom, quando insiste em enxergar o lado positivo de alguém, bem, pelo menos isso temos que amar nas pessoas. 
      As pessoas sempre têm um lado bom? Sim, pelo menos a grande maioria que Deus nos orienta amar, parentes, irmãos de igreja, colegas de serviço e da escola, com certeza tem, a questão é nos darmos ao trabalho de procurar, aliás, o mesmo trabalho que desejamos tanto que os outros tenham conosco para nos amar. Quantas vezes dizemos, “poxa, essa pessoa não me conhece e me julga, não sabe quem sou eu de verdade e me condena por um deslize, que definitivamente não me representa, que injustiça”, pois é, os outros também têm as mesmas necessidades, os mesmo direitos, ou não têm? 
      Procurar algo de bom não é ser fantasioso, não é ignorar a realidade, não é passar a mão na cabeça de alguém errado, mas é ter um espírito benigno que abençoa as pessoas, que quer o bem de alguém, que vê esperança e vitória de alguém à medida que esse alguém usa suas qualidades de maneira construtiva. Isso que foi descrito é amor, é livrar, não prender, é acreditar, não condenar, é defender, não acusar, é buscar uma maneira de não permitir que o amor falhe, por quê? Porque o amor maior vem do Espírito Santo de Deus, deixá-lo agir é glorificar ao Senhor, é obedecer ao pai celestial.
      Achar qualidades é jogar luz na vida de alguém, e só pode usar a luz que tem a luz, já achar defeitos é manter em trevas, que está em trevas quer que as trevas sejam mantidas, em sua vida e nas vidas dos outros, porque assim a verdade não é mostrada. Verdade escondida beneficia o que quer continuar errado porque esconde seu erro e mantém o erro do outro, “a tristeza adora companhia”, quem está mal gosta de ver os outros também em situação ruim. Seja luz, ame a luz, ilumine os outros, ame os outros, assim o Deus de toda a luz iluminará tua vida e te guardará em seu amor para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário