terça-feira, novembro 30, 2021

Amar é ir além da decepção

      “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.I João 4.18

      Quem já não pensou, “eu até que gostava daquela pessoa, mas ela me decepcionou, agora não gosto mais”, usamos a decepção como desculpa legítima para não termos que amar alguém, pelo menos não mais. Quando pensamos dessa maneira, na verdade ainda não entendemos o que é o amor, ainda que tenhamos passado muito tempo de nossas vidas achando que amamos as pessoas. Decepção é conhecimento de uma verdade que não gostamos sobre alguém, que se conhecêssemos antes não nos causaria decepção. Decepciona-se quem ama uma mentira, uma ilusão muitas vezes criada, não pelo que é “amado”, mas por alguém que quer pensar que pode amar, ou pelo menos para fingir para si mesmo que pode. 
      Infelizmente, querendo se proteger de decepções é que muitos dizem a si mesmos que não amarão mais, e nem me refiro a amor de namoro e casamento, me refiro a amor com amigos e parentes. O medo de ser machucado cria casca dura no coração, medo muitas vezes originado de decepção ocorrida na infância e na adolescência, no seio familiar, dos próprios pais e irmãos. Por isso tantos passando vidas experimentando paixão e atração física, até se casando e mantendo relacionamentos por anos por isso, mas sem de fato amarem e consequentemente serem amados. Com essa atitude teremos dificuldade para provar o amor de Deus, e em algum momento poderemos até injustamente alegar que Deus nos decepcionou.
      O verdadeiro amor só acontece quando amamos alguém em sua totalidade, com suas qualidades e defeitos, amar é ter consciência da realidade e querer o melhor dentro dela, por isso temos que diferenciar amor de paixão ou atração física. Essas são passageiras, quem as prova já sabe que não durarão muito tempo, enquanto que o verdadeiro amor é virtude eterna, a essência do Deus altíssimo que atrai todos à sua luz através de Jesus. Quem se decepciona e para de “amar” na verdade nunca amou, nunca soube o que é amar, contudo, se amadurecer pode achar na decepção não o fim, mas o início, na verdade só amamos alguém depois que esse nos decepciona, depois que conhecemos e aceitamos alguém como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário