sábado, setembro 10, 2022

Conservador ou progressista? (41/92)

      “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Provérbios 1.5-7

      Cristianismo: conservador ou progressista? Os termos progressismo e conservadorismo são bem amplos, surgiram com o iluminismo na Europa no século XVIII e depois como uma resposta a esse no século XIX. Eles podem se referir às áreas social, econômica, política, moral, ética e mesmo religiosa. Enquanto o progressista prega uma evolução constante em muitas áreas, baseada na ciência, o conservador ensina a manutenção de valores tradicionais, que na origem incluíam poder do monarca, por ter recebido esse direito pelo sangue, e submissão à igreja católica. Ele está ligado à direita política, e em seus princípios iniciais até o protestantismo era antagonizado.
      O progressismo é ligado à esquerda política, sendo base para o positivismo, o liberalismo econômico, o darwinismo social e o marxismo, que inicialmente lutava mais no ativismo trabalhista, mas que depois deu origem à nova esquerda. É importante entendermos essa mudança da esquerda, que passou a lutar no ativismo social, em questões como direitos civis e políticos, feminismo, direitos homossexuais, pacifismo, questionamento dos papéis de gênero, aborto e reformas de políticas de drogas. Esse papel social anteriormente era mais ligado à religião, o catolicismo que tinha predominância no ensino, por exemplo, perdeu lugar para ensinadores e pedagogos dessa nova esquerda. 
      Muitos cristãos não percebem, mesmo em seu modo de ver as coisas, que na obsessão de conservarem tradições ultrapassavas, perdem a corrida por representarem as necessidades mais relevantes da humanidade, e não me refiro às materiais, essas a ciência deve resolver. Essas causas da nova esquerda, e mesmo do velho marxismo, buscando igualmente e vida digna para todos, deveriam ser do evangelho, não de ideologias ateias. Mas com medo de se opor ao conservadorismo religioso, muitos cristãos fazem parte do problema, não da solução. Por que muitas das pessoas interessadas em mudar o mundo preferiram as propostas da nova esquerda e não do evangelho? Jesus ficou mais fraco?
      De maneira alguma. O argumento que muitos cristãos usam para ficarem do lado do conservadorismo é que esse defende valores da tradição judaica-cristã, principalmente de família e sexualidade, assim acham que estão do lado de Deus, enquanto que o outro lado, o lado progressista, da esquerda, dos comunistas, para eles é o lado do diabo. Mas que diabo é esse que defende minorias e é contra preconceitos? Não estou dizendo que todas as causas da nova esquerda estão de acordo com a vontade mais alta de Deus, como por exemplo não está a luta por direito indiscriminado ao aborto. Contudo, na falta de sabedoria, muitos cristãos se põem num extremo e não veem que Deus está no equilíbrio. 
      Não nos percamos nos extremos, em poucas palavras: progressismo é evolução, conservadorismo é estagnação. O Deus verdadeiro, é estagnado ou evolutivo? O espiritismo de Allan Kardec é claramente progressista, ainda que seja algo espiritual propõe um espiritualismo científico, assim mais caracterizado ainda como progressista. O catolicismo é início e fim do conservadorismo, não só religioso, mas social, moral e mesmo político, ele sobrevive disso. O protestantismo, ainda que visto inicialmente como progressista, não só na religião mas também na política e na economia, se põe hoje como conservador, principalmente na área social. Hoje o termo conservadorismo liberal está em voga.
      O conservador liberal faz uma diferenciação, mesmo que se seja conservador nas outras áreas, na econômica é liberal. Vemos isso claramente no atual governo brasileiro, conservador nas tradições de família e gênero, portanto na religião, mas liberal na economia. Mas isso não é tentar o melhor de dois muitos? Em se tratando de cristãos, conveniente para preconceituosos e materialistas não assumidos. Preconceituosos porque acham que a Bíblia proíbe certas coisas e desobedecer isso é ir contra Deus, conservadorismo é pai do preconceito. Materialistas não assumidos porque apesar de se dizerem espirituais, estão mais interessados, ainda que pela religião, em riquezas e poderes deste mundo. 
      Desculpe-me se não fui preciso em alguns termos citados, não sou especialista no assunto, se possível, entre nos links deixados e informe-se mais, contudo, esses temas estão presentes no mundo atual, é interessante entendermos alguma coisa sobre eles. “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento”, diz o texto bíblico inicial, assim estar bem informado sobre economia, política, mesmo antropologia, é importante para aquele que teme a Deus e o segue de perto. Nossa sabedoria não está só relacionada com religião e Bíblia, a vida moderna pede muito mais dos que querem andar na luz. As trevas, por sua vez, são astutas, se o que caminha com Deus não estiver atento poderá ser presa delas. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário