sábado, setembro 03, 2022

Não sabemos tudo! (34/92)

      “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55.10-11

      Sei que tua vida deve ser corrida, no mundo atual, no Brasil de hoje, todos temos que trabalhar e muito para termos o mínimo de dignidade em nossas vidas e de nossas famílias. Mas você deve ter um tempo de lazer, talvez para ver um filme, uma série, uma novela, talvez até para ler um livro. Que tipo de livro você lê? Só a Bíblia, livros cristãos, romances, ou então, sites da internet, de fofoca, de política? Talvez o máximo que faça é ver vídeos no Youtube e passar o dedo na tela do celular para se atualizar com as bobagens do dia, bem, todos fazemos isso. Aqui vai uma dica, caso tenha algum tempo livre e já tiver lido a Bíblia, conheça um pouco sobre outras religiões.
      Muitos de nós cristãos, e eu me incluo entre esses, ou pelo menos me incluía, têm impressões fechadas sobre outras religiões, e na maioria das vezes opiniões negativas. Acontece conosco aquilo que se tornou ditado, “não li e não gostei”, assim demonizamos muitas religiões, muitos fundadores de religiões, muitos palestrantes e representantes de religiões não cristãs, sem nunca termos procurado saber mais sobre esses. Se sabemos é geralmente a opinião de um dos lados, de teólogos e estudiosos protestantes, que obviamente vão deslegitimar quem não é evangélico, principalmente se esse acredita em princípios que vão contra a doutrina cristã protestante tradicional. 
      Já tive oportunidade de saber mais sobre a vida de muitos que o catolicismo elegeu como santos, sim, há muitos que o são só baseados em crendices populares, superstições, que a liderança católica deu o título mais para agradar o povo e segurar adeptos que realmente por terem algo especial em suas vidas. Contudo, há outros que foram verdadeiros cristãos, e não me refiro só àqueles citados em textos do novo testamento, apóstolos e discípulos do primeiro século, mas em verdadeiros homens de Deus que viveram depois. Como evangélico ou protestante você vai se surpreender com o testemunho real de muitos chamados santos católicos, será edificado com suas vidas. 
      Isso não significa que evangélicos usarão o nome e a posição espiritual dos chamados santos para pedir algo a Deus (ou diretamente a eles), sei que a doutrina protestante só aceita Jesus como intercessor entre Deus e os homens. O posicionamento católico de permitir que homens mortos específicos sejam intermediários é semelhante ao ensino do espiritismo kardecista, que ensina que espíritos superiores (guias) podem abençoar os homens no plano físico. Há mais em comum entre o catolicismo e o espiritismo que entre o protestantismo e o espiritismo. A teologia dos santos abre várias possibilidades, incluindo o procedimento inverso, onde vivos podem interceder por mortos. 
      Falando em kardecismo, eis uma religião que protestantes e evangélicos se mantêm absolutamente distantes, o fato de crerem que não existe reencarnação, comunicação entre vivos e mortos e que tudo que é escrito em nome de espíritos de falecidos pelos espíritas é só mentira de demônios que enganam os homens, faz com que muitos julguem sem ter nenhum conhecimento. Se você se der ao trabalho de ler, não só Allan Kardec, mas Léon Denis e Chico Xavier, verá em primeiro lugar entendimentos históricos sobre muitas religiões e depois orientações morais, com tal profundidade e lucidez, que terá dificuldades para afirmar que tudo foi inspirado pelo diabo. 
      Mas não são só os livros de outras religiões que contêm sabedoria, e em muitos casos muito mais esclarecida que a que achamos em muitos textos bíblicos. As vidas de escritores como Hippolyte Léon Denizard RivailLéon Denis e Francisco Cândido Xavier podem ensinar muito sobre vocação missionária e prática do bem. Todas elas contêm polêmicas, aliás, como há nas vidas dos personagens bíblicos Moisés, Davi, Pedro e Paulo, dentre outros, e na trajetória do reformador protestante Martinho Lutero. Sobre esse, procure uma biografia dele escrita por protestantes e outra escrita por católicos, em ambas achará enganos, então tire a média e se aproximará da verdade. 
      Só na vida de Jesus não há polêmicas, mas havemos de concordar que pouco sabemos sobre ele, e historicamente no que sabemos pela Bíblia também há divergências. Contudo, a fatos históricos resistiu de Cristo seus ensinos únicos (fundamentados no Sermão da MontanhaMateus 5-7) e sua morte sacrificial por toda a humanidade, isso basta. Deixo claro que apesar de afirmar que pouco sabemos e assim não podemos como protestantes e evangélicos afirmar muitas coisas, sobre Jesus podemos afirmar que ele é único e suficiente. Existem outros caminhos, e creia, não são do mal, mas o caminho Jesus Cristo é o mais alto, quem busca a Deus por ele acha a verdade. 
      Neste início de século XXI, com tanta informação disponível por fácil acesso pela internet, com a ciência desenvolvendo-se mais e mais, e com os frutos ruins do falso cristianismo escancarados para quem tiver olhos para ver, não podemos mais simplesmente dizer, “isso é do diabo porque não está na Bíblia”. Meus queridos e minhas queridas, repetirei isso aqui tantas vezes quantas sentir do Espírito Santo, e me perdoe se isso te escandaliza, mas os “últimos tempos”, ainda que não sejam o que muitos creem que são, ocorrerão e exigirão de todos posicionamentos sérios com Deus e seus destinos eternos. É tempo de acordar, de tirar o véu da religião e confiar no Espírito Santo. 
      Compartilho aqui não teoria, mas prática, minhas experiências de cura emocional são reais, meus consolos diários de Deus são verdadeiros, as ações, que aos meus olhos são extraordinárias do Senhor a meu favor, são autênticas. Não me calarei sobre o quanto Deus tem me amado, com paciência e sempre acreditando no meu melhor, se isso te abençoa, siga comigo aqui até onde Deus quiser. Mas o “Como o ar que respiro” tem uma chamada profética, a essa não renunciarei, não por buscar aprovação de homem, por querer polemizar ou como coisa da minha cabeça, mas por temor à palavra de Deus. Não temos todo o tempo do mundo, não mais, apressemo-nos. 
      O caminho da sabedoria é o caminho de Deus e esse nunca tende para homens, ele leva à verdade mais alta. Homens falando de homens sempre enaltecerão a si e menosprezarão o outro, é assim desde que o mundo existe, por isso história, jornalismo e mesmo textos sagrados não merecem confiança de fatos, são narrativas relativas. Fique com a narrativa de Deus, para achá-la é preciso coragem e trabalho, coragem para não depender de aprovação humana, trabalho para crer e ser santo, assim se conhece a sabedoria de Deus sobre tudo. Palavra de Deus não é como palavra de homem, ela traz vida, faz diferença para melhor que permanece, a essa tem direito os humildes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário