sábado, setembro 24, 2022

Mente, mãos e coração (55/92)

     “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.Joel 2.12-13

      A primeira vergonha é difícil, mas a segunda pode ser muito pior se algo de bom não for aprendido com a primeira. Vemos isso na história da Alemanha na primeira metade do século XX, derrotada e humilhada na primeira guerra mundial, não aprendeu algo útil com isso. Ocorreu que o oportunista e insano Adolf Hitler apareceu e usou uma nação orgulhosa, levando os alemães a uma vergonha maior na segunda guerra mundial. (Refletimos sobre isso na postagem Hitler, arquétipo diabólico). 
      Paciência, eis uma característica decisiva no amor de Deus pelos homens, o Senhor não se apressa para disciplinar, nem para julgar, só para amar. Na verdade espiritual maior, Deus não envergonha ninguém, não disciplina ninguém, não julga ninguém e não condena ninguém, a escolha é sempre do ser humano. Perto de Deus o homem vivencia libertação moral e iluminação espiritual, assim como dignidade material. Longe, contudo, experimenta só prazeres materiais e isso só por um tempo. 
      O homem enxerga disciplinas e julgamentos, são pontos de vista seus. É o ser humano, principalmente o do antigo testamento com uma ótica antropomórfica de Deus, que interpretou um Deus ativamente punidor e executor de sofrimentos. Deus nunca se coloca nessa posição, está sempre disponível para amar e abençoar. O ser humano, contudo, afastando-se do Senhor, fica indisponível para ser beneficiado pelas bênçãos que existem nas altas regiões espirituais às quais Jesus dá acesso. 
      Para ser didático vou antropomorfizar Deus, perdoem-me a licença poética. A mente de Deus sabe tudo, acompanha tudo, sua providência administra todas as coisas. Suas mãos tomam a iniciativa para alcançarem todos que tomam a iniciativa de o buscarem, mesmo que estejam longe. O coração de Deus, e o entendamos como sendo o centro ativo das virtudes do Senhor, perdão, misericórdia, amor, luz, paz, ele está na posição mais alta. Têm acesso ao coração os que são conduzidos a Deus por suas mãos.
      Enquanto as mãos executam como que um movimento mecânico, de retirar de uma posição e colocar em outra, o coração executa a intenção que abençoa os próximos de Deus. O movimento das mãos do Senhor são condicionados ao nosso livre arbítrio, já o coração de Deus abençoa sempre, ainda que só alcançando os próximos. Os distantes são conhecidos pela mente de Deus, são chamados por Deus ao arrependimento, Deus não se esquece deles, mas enquanto não se decidem estão longe do coração. 
      O coração de Deus está longe dos que não querem obedecer a Deus porque em seu coração só existem virtudes. Se estivesse perto desses significaria que o coração do Senhor conteria vingança, punição, dores e trevas ativas. O que está ativo nas regiões espirituais longe de Deus são outros seres rebeldes, como o diabo e os demônios, são esses que fazem os distantes de Deus sofrerem, não Deus. O seres espirituais distantes do Senhor são eles mesmos os castigos do mal, punem a si mesmos e aos pares. 
      Os distantes provam disciplinas e julgamentos, assim como, em situação extrema, o inferno ou a pior eternidade, longe do coração de Deus. A melhor eternidade, o céu, está perto de Deus, nela estão os próximos do Senhor, praticantes de fé e de boas obras em Cristo. Há sérios enganos ao aliar a um Deus espiritual formas humanas, principalmente na área moral, contudo, na funcionalidade o antropomorfismo pode ser útil ao ensino, ainda que Deus não tenha cabeça, membros, tronco ou coração. 
      Deus delega a anjos e outros seres espirituais as tarefas de “movimentos” espirituais, perceba como é maravilhoso. Distantes, Deus nos e se importa, e ainda que não possa agir porque não autorizamos, seu coração nos ama e mostra-nos isso. O Senhor anda pela Terra procurando quem o queira. Então, decidimos nos achegar a ele, ele nos ouve, suas mãos nos tomam, seus braços nos aproximam de seu peito, abraçam-nos forte e nos colocam em seu coração, onde nos limpa, nos cura, nos ensina e nos protege

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário