sexta-feira, setembro 02, 2022

Fé: cega ou inteligente? (33/92)

      “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.Gálatas 6.7-8

      Fé não é problema, se for fé inteligente, é caminho de solução para a área espiritual da existência, mas se for fé cega pode trazer mais problemas, e não solução. Crer sem ver e sem que nenhum dos sentidos físicos sejam impressionados por manifestação material, isso é exercer fé. Contudo, não significa que não vejamos, ouçamos ou sintamos quando cremos, esses sentidos podem ser impressionados e de formas bem claras. A diferença está na origem, enquanto experiências puramente físicas independem de fé, de qualidade moral ou de espiritualidade, as espirituais originam-se da fé. 
      A fé funciona como chave para portas que dão entradas a salas, mas mesmo as salas não são as mesmas para todos e nem sempre as mesmas para alguém, variam de acordo com preparo do ser humano e a providência do Altíssimo. Algo muito importante sobre o mundo espiritual deve ser entendido por todos, seja sob a ótica religiosa que for: ele requer respeito porque é constituído em primeiro lugar do criador e Senhor de tudo, santíssimo e todo-poderoso, e depois de criaturas (anjos), que desejam respeito tanto quanto nós queremos. Fé é a chave, mas deve haver respeito para abrir a porta.  
      Fé cega não discerne as coisas, até abre portas, mas não desfruta das salas, acredita no que os outros dizem sobre as salas. Fé cega pode ser usada por tipos diferentes de pessoas, por superficiais que querem qualquer coisa pela fê, e por profundos estudantes do mundo espiritual, mas que só desejam satisfazer curiosidades intelectuais, não querem se expor moralmente, assim todos esses abrem portas, mas não entram nas salas. Salas espirituais contêm tanto o bem quanto o mal, assim fé cega pode enganar as pessoas, levando-as a achar que estão se relacionando com Deus quando não estão. 
      Muitos acreditam na existência de coisas espirituais, convivem no meio de homens e mulheres que exercem fé genuína, mas eles mesmos nunca têm experiências de fé. Para esses o mundo espiritual é só fantasia, às vezes interpretações imaginárias que lhes dão o mesmo prazer que se tem lendo livros, ou assistindo peças e filmes ficcionais. Outros, ainda que nunca se aprofundem na fé, ainda que não tenham fé inteligente, mas crendo nas experiências dos outros, principalmente nas experiências dogmatizadas das religiões, têm experiência reais com fé, afinal, Deus ama a todos.
      Mas o que seria fé inteligente? Fé e inteligência podem parecer conceitos antagônicos, materialistas dizem que o inteligente não precisa crer. Em termos materiais, a ferramenta ciência examina meticulosamente, experimenta em laboratório, faz e repete processos para então estabelecer princípios e fórmulas. É nesse conhecimento aprovado e conhecido que pode-se crer no plano físico, e a ciência tem a missão de nos dar esse conhecimento para que dominemos o planeta, respeitemo-lo e o utilizemos para termos vidas físicas de qualidade para todos, de forma equilibrada e renovável.
      O que materialistas e ateus não entendem é que pode-se usar metodologia científica em experiências espirituais, obviamente desde que elas sejam legítimas e inicialmente experimentadas do jeito certo. Depois que a “porta” é aberta, pela fé e com respeito, a “sala” pode ser conhecida com inteligência, para saber o que é verdade, o que é mentira, o que é bom, o que é mal, e o que é passageiro e o que é perene. O princípio bíblico que melhor define a principal ferramenta para se verificar a qualidade de uma experiência espiritual está em Mateus 7.20, “portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.
      Contudo, enquanto uns extremistas adoram a ciência e desprezam religiões e outros adoram religiões e desprezam ciência, muitos não podem provar o melhor da ciência e da religião. O melhor, além do fato de ambas serem instrumentos para campos diferentes, um físico e o outro espiritual, é que cada uma pode auxiliar a outra, completar a outra, e não negar ou anular a outra. Se a fé inteligente pode dar à ciência horizontes ainda não provados fisicamente e ainda assim reais, a ciência pode ajudar os que têm fé cega a avaliar melhor suas experiências para conhecerem o verdadeiro Deus. 
      Eu não estou dizendo aqui que deve-se provar cientificamente as coisas espirituais, ainda que muitas manifestações espíritas já tenham tido certas comprovações, a verdade é que só poderemos ter provas científicas de Deus e dos espíritos no futuro, eu penso assim. Mas talvez no futuro é que provas serão menos necessárias, um ser humano moralmente elevado não exigirá provas para crer, crerá e as provas naturalmente acontecerão, numa interação perfeita entre matéria e espírito. Estou dizendo que fé inteligente é crer e seguir crendo em algo que foi causa de efeito bom e duradouro.
      Por ter fé cega, e não inteligente, é que a humanidade foi e segue enganada por tantos homens maus, seja no catolicismo, no protestantismo ou em outras religiões, e consequentemente foi por isso que a ciência foi e é tão perseguida e negada, ainda hoje em pleno século XXI. O simples fato de acreditarmos em coisas espirituais não nos faz espirituais, o diabo é espiritual e confiar nele é algo carnal, a fé só é espiritual, isso é, só conduz à espiritualidade mais alta, quando é inteligente pois nela inteligência não é limitador mas purificador, separa misticismos e superstições da verdade. 
      Fé inteligente não nos desvia de Jesus, mas nos permite conhecê-lo mais de perto, sem os filtros das religiões, usando-se, sim, Bíblia e a tradição religiosa, mas como base e início, não fim. Uma experiência plena com o verdadeiro Espírito de Deus nos ensinará em todos os níveis, moral, intelectual e espiritual, e nos deixará mais abertos e respeitosos com a ciência. Deus é luz e nele não há treva alguma, se há treva, ainda que tenha nos permitido receber bênçãos do amor de Deus, nos limitará no conhecimento da luz. Deus é inteligente e chama suas criaturas para serem inteligentes. 

Leia nas postagens anteriores
as outras partes desta reflexão
José Osório de Souza, 8/10/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário