segunda-feira, novembro 30, 2020

61. Surpresas na eternidade

Espiritualidade Cristã (parte 61/64)

      “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.“ I Pedro 4.7-11

      Leio muito sobre religiões, profundamente, textos hinduístas, budistas, espíritas, esotéricos, assim como estudo filosofia e conheço essa nova visão que entende a necessidade de novos conceitos de família, sexualidade e igualdades. Não tive medo de conhecer aquilo que parece ir contra o que a teologia cristã protestante tradicional pensa, ou diferente daquilo que a doutrina evangélica pentecostal ensina. Deus me libertou de preconceitos para entender que o que está por trás das diferenças não é um “diabo” inimigo de Deus, não, são os seres humanos que estão por trás, seres diferentes e com tanto desejo e direito de serem felizes como os cristãos. O diabo é só um espectador condenado. 
      Creio em céu e inferno, mas construídos no plano físico e dele levados para o plano espiritual, não creio que na eternidade acontecerão coisas como num passe de mágica, e não entenda isso como mera metáfora, o que ocorrerá é só uma libertação do espírito. Seremos livres para sermos o quê? O que somos de fato, sem as cadeias do corpo físico, de suas paixões, ilusões, vícios, medos e encantos. Na eternidade não há lugares ou maneiras para fugas e escapismos, os refúgios que a carne oferece, no tempo e no espaço, não existem lá, por isso é tão importante construirmos ainda neste mundo um espírito reto, que de fato ama o bem, que deseja as coisas de Deus mais que as da carne.
      É isso que levaremos e é isso que será libertado e que nos dará o direito a melhor eternidade de Deus. Cristão, você diz que ama a Cristo? Então, viva esse amor na prática, “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele“ (João 14.21). Quanto aos outros, creiam, podem ir além que de entidades, anjos e espíritos, e o caminho é Jesus, o texto que diz “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6), não é mero extremismo cristão, é uma verdade, e perdoem os cristãos por não serem coerentes com a verdade em que acreditam. 
      Muitos de nós protestantes e evangélicos, mas também católicos e outros cristãos, levamos toda uma vida para descobrir que o que nos encantou no início de nossas caminhadas no cristianismo, que de fato mudou nossas vidas, não foram as igrejas, as belas palavras que ouvimos em púlpitos, não foram os louvores, as liturgias, nem as comunidades cristãs, o afeto de irmãos ou a oportunidade de sermos úteis que o mundo não nos deu, fazendo parte de algo maior, organizado e focado, tudo isso é lindo, mas não foi isso. O que nos marcou de forma diferenciada foi Jesus, ele esteve presente mesmo nas igrejas mais afastadas da igreja cristã original, e cuidou de nós, com um amor especial, sempre. 
      A todos, contudo, deixo o termo “multiforme graça de Deus”, presente no texto inicial, ah, se entendêssemos de fato que Deus manifesta sua multiforme presença nas vidas de todos os seres humanos, cristãos ou não, que o maior e mais lindo quadro que Deus pintou, sua obra prima artística que é o universo material, precisa de cada ser humano, de todos os tempos, lugares e credos, para ser completo, e que o Deus altíssimo não faz acepção de pessoas, nunca, ainda que alguns escolham esperar mais tempo para compor esse quadro. Entretanto, talvez, só talvez, o nível de espiritualidade de cada um de nós esteja inversamente ligado ao grau de surpresa que teremos quando entrarmos no plano espiritual.
      Como você será surpreendido na eternidade, para melhor ou para pior? “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (I Coríntios 2.10-11). O que tem o Espírito Santo e a ele dá liberdade está corretamente preparado, porque já começou a viver a verdadeira espiritualidade aqui e consigo a levará para o céu. 

“Espiritualidade Cristã”
é um estudo dividido em 64 partes,
por favor, se possível, leia todas as reflexões 
para melhor entendimento do assunto abordado.
José Osório de Souza, 30/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário