domingo, setembro 26, 2021

Deus do improvável (2/2)

      “O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.” Salmos 33.13

      Na postagem anterior, na primeira parte da reflexão “Deus não faz o impossível, só o improvável”, entendemos que Deus não faz coisas extraordinárias porque não precisa fazer, todavia ele usa forças naturais, sejam físicas ou espirituais, ainda que sejam coisas que desconhecemos e por isso chamamos de milagres impossíveis. Contudo, saber que Deus age assim, de um jeito ou de outro, para todos os seres humanos, sejam cristãos ou não, não deve ser motivo para que não oremos. Por que devemos orar? Segue a segunda parte da reflexão. 

      Devemos orar cada vez mais! Mas será que entendemos qual é o benefício espiritual maior da oração? Muitos usufruem há séculos desse benefício e não sabem, não sabem porque não precisam saber, pelo menos não precisavam até há algum tempo atrás, mas hoje os que querem já podem ter esse entendimento. Deus olha a intenção no coração, não o entendimento intelectual ou o conhecimento espiritual, Deus ama a criança, tanto quanto ao jovem ou ao idoso, e me refiro a idades morais, não físicas. O que as pessoas falam em suas preces é menos importante que o amor a Deus que elas têm. 
      O maior benefício do louvor que cantamos ao Senhor, dos pedidos que fazemos em oração, do perdão que rogamos por Cristo, é sermos colocados espiritualmente nas regiões espirituais mais elevadas. Nisso há paz porque nos posicionamos no Altíssimo, e nessa paz entramos em sincronia com o universo criado por Deus. Uma planta, plantada na terra e recebendo raios solares e água da chuva de forma equilibrada, crescerá, dará flores e até frutos, se essa for sua vocação, e isso naturalmente. Assim somos nós seres humanos, em Deus crescemos, somos o nosso melhor, cumprimos nossa vocação. 
      Se um dia não chover, o homem usando sua inteligência poderá regar uma planta com água necessária para sua sobrevivência, se a planta tivesse alguma inteligência poderia achar isso um milagre, já que até então poderia só ter sido suprida pelas forças da natureza. Mas o homem faz parte do mesmo universo que a planta, assim, nas providências divinas, ele foi usado para dar o suprimento que a chuva não forneceu. Nós seres humanos muitas vezes agimos como “plantas inteligentes”, se falta o que chamamos de normal e Deus usa outra coisa para nos suprir, achamos que o impossível foi feito. 
      O certo é andarmos o tempo todo em comunhão com Deus, nessa interação as coisas certas acontecem sempre, e eu disse certas, que necessariamente podem não ser as boas a curto prazo. Às vezes algo ruim, difícil, mesmo que nos faça sofrer um pouco, em médio e longo prazo mostrará ser algo bom, que de alguma forma nos fará pessoas melhores. Quando andamos em comunhão com Deus estamos em sincronia com todo o universo, com coisas que não sabemos e nem podemos prever que acontecem, mas que ocorrem para nós se estivermos andando certo. Vou dar um exemplo simples.
      Uma pessoa sente vontade de aproveitar um tempo livre e ir fazer um passeio num shopping center, contudo, antes de ir ela fala com Deus e sente que não deve ir. Mesmo assim ela vai, ela raciocina diante do peso que sente no coração, “que mal tem ir ao shopping? estou com tempo livre, não vou fazer nada de errado?”. Mais tarde, no caminho de volta do shopping para casa, um carro passa o sinal vermelho e bate em seu carro. A pessoa não sabia que isso ia ocorrer, e talvez se não tivesse ido e soubesse que tinha havido um acidente poderia dizer que tinha experimentado um milagre. 
      Se tivesse sido livrada por ter obedecido a Deus, algo impossível teria sido realizado? Não para Deus, o Senhor do universo sabe de tudo e de todos, Deus sabia que naquela hora um motorista, usando indevidamente um celular, não veria o sinal fechar e passaria no vermelho. Esse motorista poderia estar com um problema com alguém que ligou para ele naquele momento e ele teve que atender, mesmo dirigindo no trânsito. Parece impossível porque não é do nosso conhecimento, mas só é improvável. Pode acontecer e Deus sabe se vai acontecer e como isso pode nos beneficiar ou não. 
      A verdade é que nós não temos ideia de quantos livramentos Deus já nos deu, dá e dará, e por incrível que possa ser para muitos, os que mais provam “milagres” são os que menos pedem por milagres, e que por isso têm menos consciência que eles ocorrem, porque milagres ocorreram e eles nem souberam. Não sabem, mas por temerem a Deus e andarem sempre em comunhão com ele, têm entendimento de que só existe paz na obediência, por isso são gratos não só pelo que veem, mas também pelos mistérios invisíveis. Não peçamos por milagres para nós, sejamos milagres para os outros. 
      Quem pede demais por milagre pode ser justamente quem mais anda errado, quem anda certo não precisa do impossível, basta-lhe o provável melhor constante de Deus. Chegará o momento no planeta Terra onde uma grande maioria de seres humanos, e não só uma minoria, provará a iluminação do Espírito Santo, então, os véus das religiões serão retirados e Jesus será entendido, não só como fundador de uma religião retrógrada e manipulada, mas como a porta mais elevada para o Altíssimo, para o qual nada é impossível. Mas não se assustem, antes do nascimento do novo há a morte do velho. 

Leia na postagem anterior
a 1ª parte desta reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário