segunda-feira, setembro 06, 2021

Por que cristãos apoiam a direita? (2/3)

      “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3.13

      A posição desse que vos escreve sobre os argumentos (leia na postagem anterior) que muitos cristãos usam para apoiar o atual presidente já é conhecida pelos que acompanham este blog. Não creio que a tradição judaica-cristã em muitos aspectos represente a vontade de Deus para o homem, pelo menos no mundo atual. É claro que sou contra o aborto pelo simples fato dele ser assassinato, mas não entendo homoafetividade em si como pecado, creio que mulher e homem, ou seja lá a sexualidade que se tenha, são iguais numa relação de respeito e fidelidade, e um não deve dominar sobre o outro. 
      Eu não creio que “comunistas”, sejam lá o que forem ou pensem que eles sejam, devem ser encarados como inimigos diabólicos, e mesmo na possibilidade de terem certos posicionamentos religiosos é direito dos homens terem suas ideologias, na democracia, direita e esquerda devem coexistir com civilidade. Eu não creio que da China está vindo o anti-cristo e muito menos que haja um chip ou algum sinal da besta em vacinas. Atualmente a realidade é que a China é parceira comercial importante do Brasil e deve ser respeitada, se há uma guerra é comercial, de mercado querendo consumidor.
      Eu não acho que não haja corrupção no governo federal atual, crer que não há é uma ilusão, e esse governo pode ter relações ainda piores que as que permitem certas corrupções, como com milícias que controlam favelas, e com chefões do agronegócio que matam indígenas e incendeiam florestas. Também não penso que judeus sejam mocinhos e que palestinos sejam bandidos que são tratados diferentemente por Deus, mas penso que ambos devam partilhar as terras do antigo Israel e que muitas promessas do antigo testamento já se cumpriram ou se cumprirão só no plano espiritual, não no mundo. 
      Negacionismo científico é algo tão descabido que nem deve merecer contra-argumentação, eu não sou negacionista, obviamente. Mas isso também é só outra face das heresias que existem desde o catolicismo, quando se demonizava a ciência e se perseguia cientistas. Jesus está sempre certo, ainda que cristãos não estejam, assim como a ciência está sempre correta, ainda que muitos cientistas como homens não estejam, o erro que cristãos e cientistas cometem é um não respeitar a área do outro. A Terra só alcançará uma evolução diferenciada quando os homens conciliarem fé e ciência com equilíbrio. 
      Algo que muitos evangélicos brasileiros não aceitam é que há um marketing que demonizou e demoniza comunistas e esquerda, ele foi e é construído pela direita norte-americana, isso desde os anos 1950. Nos anos 1970 veicularam um vídeo com o testemunho de um pastor, que dizia ter sido preso e torturado pelo comunismo, as imagens aterrorizavam crentes. Era parte do marketing que a direita norte-americana fazia contra a União Soviética, e que também interessava à ditadura no Brasil. Por favor, não estou de maneira alguma fazendo apologia ao marxismo, assim como não defendo o fascismo.
      Há extremistas nos dois lados, quem é pior, Stálin ou Hitler? Há manipulações em todos os lados, a esquerda mente tanto quanto a direita, e a mídia divulga o que lhe interessa, exagera em certas coisas e releva outras, só está do lado dela. Ingênuo é quem escolhe um lado como inocente e elege o outro como criminoso, querendo achar justiça no mundo. Existe um jeito de saber se estamos sendo enganados, ver se conseguimos achar defeitos em quem gostamos e acertos em quem não gostamos, se temos uma visão equilibrada das coisas. Para ser equilibrado basta ficar do lado de Deus, não de homens. 
      Aos que se deliciam com teorias de conspiração, sobre extraterrestres, illuminati, grupos secretos que controlam o mundo, e em se tratando de cristãos que gostam disso, sobre nova era, fim do mundo, satanismo e o anti-cristo, saibam que enquanto vocês acreditam nessas bobagens, a verdade está lá fora em plena liberdade, e ela não é boa. A verdade é que os homens querem só um tipo de poder no mundo, o econômico! Muitos papas, generais, reis e presidentes, querem só grana para usufruírem prazeres materiais, o diabo em grande parte é ilusão de mentes egoístas e sensualizadas. 
      Não existe um grupo de homens manipulando um poder espiritual e tentando vencer Deus e os que o representam, e mesmo se for isso, para se representar Deus tem que obedecê-lo, e o que muitos católicos e evangélicos são está longe de representar a vontade de Deus. Como podem se achar donos de um discernimento especial, que consegue ver o diabo, o anti-cristo e outros inimigos do bem, quando estão equivocados sobre tantas coisas? Enquanto fazem guerras erradas, muitos evangélicos desprezam os novos céus e a nova terra prometidos por Deus, e lutam por um mundo de homens. 

Leia na postagem de amanhã a 3ª parte 
e na postagem de ontem a 1ª parte desta reflexão.
José Osório de Souza, 18/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário