quarta-feira, setembro 15, 2021

O terceiro templo (3/3)

      “E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” 
II Coríntios 3.13-17

      O povo judeu, caminhando pelo mundo na chamada diáspora, foi “cabeça, não cauda” (Deuteronômio 28.13), gozou de prosperidade financeira e influência intelectual em grande parte do tempo, ainda que sem suas terras oficiais e tantas vezes perseguido. São responsáveis pela criação de bancos e indústrias, e cientistas importantes em áreas diferentes eram judeus, ainda antes de 1948 quando receberam oficialmente parte de suas terras de volta. Não podemos deixar de fazer um paralelo dessa condição com a da igreja, e aqui não me refiro, necessariamente, ao catolicismo e ao protestantismo, mas àqueles que temem a Deus e sabem que suas moradas são no céu, não neste mundo, que aqui só estão de passagem por terras estranhas. 
      Vou ser honesto, registrando que até poderei mudar de ideia, não sei se a causa dos judeus de quererem de volta toda a extensão territorial que tinham nos tempos de Davi e Salomão pode achar hoje validade nas orientações que Deus deu na Bíblia, mas com certeza é uma causa política de um povo baseada nas convicções que fazem dele o que é, que lhe confere identidade. Mas nesse aspecto os outros povos que habitam a mesma região desde o século I, e que por muito tempo foram os proprietários das terras, também têm politicamente legitimidade cultural para estarem por lá. Deus está no lado de quem? Hoje Deus está nos dois lados, no judeu e no palestino, assim como nos lados de todos os outros povos, sem preferências. 
      Muitos cristãos, que interpretam a Bíblia do jeito que tradicionalmente interpretam, discordam dessa possibilidade, penso que sua interpretação convencional até poderá se realizar, mas com guerra violenta e contra a opinião de muitos países. Mas na verdade penso que isso não importa, se no final os judeus terão todo seu território de volta ou não, isso não é prioridade do evangelho. Israel hoje não tem mais a missão que tinha de mostrar Deus às outras nações, a missão hoje é individual, não nacional, e de compartilhar uma Canaã celestial, não terrena. Luta por terras neste mundo, hoje, é coisa deste mundo, deixou de estar aliada a qualquer prioridade espiritual e missionária, ainda que Deus seja fiel com todas as suas promessas. 
      Há um tempo atrás certos biblicistas diziam ser Israel o relógio de Deus para o mundo, que poderímos saber o que ocorrerá com o planeta de acordo com as profecias bíblicas relacionadas à nação israelita. Penso que essa é uma interpretação veo-testamentaria do mundo, baseada numa utopia que se existiu já não existe mais há séculos, basta um estudo histórico superficial para entendermos isso. Não nos esqueçamos que o velho testamento é literatura judaica, adotada como legítima pela Igreja Católica e apoiada pela reforma protestante, ainda que com adição, subtração ou alteração de livros, mas foram israelitas que escreveram, revisaram e mantiveram textos e relevâncias que lemos hoje no velho testamento. 
      O antigo testamento teve sua importância conduzindo a humanidade a Cristo, e ainda tem e sempre terá com personagens e histórias marcantes sobre tantas experiências humanas, lições atemporais de vida, se lidas com a ajuda do Espírito Santo. Textos como Salmos, Provérbios e Eclesiastes, tidos principalmente como de autoria de Davi e Salomão, seguirão consolando o ser humano para sempre, e mesmo escritos mais metafóricos como o Gênesis de Moisés, contêm mistérios espirituais eternos, que muitos só entenderão de fato no futuro. Contudo, em relação a profecias, tanto para a nação de Israel como para a chamada igreja, por exemplo em textos como Daniel e Apocalipse, a Bíblia deve ser lida com sabedoria. 
      Hoje o “terceiro templo” somos nós, eis a verdade mais alta, e somos templos em construção durante nossas passagens no mundo. Só na eternidade saberemos o quanto conseguimos acabar a obra de nossos espíritos para que possam ser habitações do Espírito Santo de Deus de maneira plena e eterna. Em Jesus temos disponibilidade da luz mais alta, do perdão, da “salvação”, da paz, riquezas que não há em outras religiosidades, ele é conteúdo e forma, nos habita e nos ensina como ser a habitação santa e amorosa. O texto bíblico inicial revela a última e mais profunda religião, que não precisa de templos materiais nem de sacrifícios, e que nos dá acesso ao Espírito Santo, para que possamos trabalhar sem véu e ver o Senhor. 

Leia nas postagens anteriores
as outras partes desta reflexão.
José Osório de Souza, 23/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário