terça-feira, setembro 07, 2021

Por que cristãos apoiam a direita? (3/3)

      “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.Mateus 6.19-21

      Algo me impactou profundamente recentemente, ver o líder de uma denominação pentecostal importante do Brasil convocando o povo evangélico para uma manifestação no dia sete de setembro a favor do presidente e contra o poder judiciário (confira neste link), e outros líderes evangélicos relevantes também estão com ele. Após ter sabido disso orei, senti uma tristeza enorme por ver a dimensão da mentira que está enganando muitos evangélicos brasileiros, um choro, que eu não podia chorar de tão imenso, apertava meu peito e meu coração doía, então, o Espírito Santo me falou.
      “Os homens dão muita importância a certas coisas, nesse engano aliam até o nome de Deus e causas cristãs a bandeiras, elas podem até ser relevantes no mundo físico, mas no mundo espiritual elas não significam muita coisa. Deus não está preocupado com nações, não sob a ótica do evangelho e não como prioridade, nem com religiões, mesmo com as cristãs, mas com o indivíduo. Fazer parte de “manadas”, seguindo líderes humanos, isso não amadurece espiritualmente os homens, a luta que os homens são chamados a fazer é moral, contra si mesmos e a favor dos outros em amor”.
      Acredito que Deus veja muitos evangélicos brasileiros, e não posso generalizar dizendo que são todos, quero crer que não são, e pensa, “que perda de tempo e de energia, lutam por causas inúteis, são manipulados por bandidos e loucos e se acham exercendo cidadania quando sua cidade é no céu, não no mundo”. Pergunto, essa luta que tantos cristãos fazem é para que a luz de Deus raie sobre o país? É para que todos conheçam a Jesus? É para que o amor do Senhor chegue aos que o odeiam e para que sua justiça alcance os que sofrem? Não, é só para que um grupo faça prevalecer sua visão de mundo. 
      Pode-se argumentar, “mas esse grupo é o povo de Deus e essa visão de mundo é bíblica”. Mas se o próprio Deus dá livre arbítrio a todos os homens, para terem a visão de mundo que prefiram ter, por que um grupo se acha no direito de impor a sua visão? Isso até podia ser a maneira de agir do povo chamado de Deus do antigo testamento, mas não é mais a maneira da nova aliança de Cristo. A verdade é uma só, os homens ainda continuam usando qualquer coisa, mesmo que seja a religião cristã, para terem poder no mundo, foi assim com o catolicismo e segue com o protestantismo.
      Algo que não consigo entender é como tantos evangélicos se colocam no mesmo barco que estão defensores de armamentos e outros extremistas de direita, neo-nazistas, racistas, que nada têm a ver com o evangelho de Cristo que evangélicos dizem crer. Como, sendo cristãos, podem se associar a um líder que ofende jornalistas, que é grosseiro com as mulheres, que desrespeita gays e indígenas? Talvez porque muitos desses pseudo-cristãos já estivessem acostumados a preconceitos, por exemplo, quando generalizavam homoafetivos como promíscuos ou condenavam espíritas ao inferno.
      Que surpresa tantos cristãos terão após seus corpos físicos deixarem de funcionar no mundo e seus espíritos acordarem na eternidade. Que humilhação líderes evangélicos terão que passar para assumirem que enganaram, não só cristãos, mas um líder federal, que pode estar falando e fazendo muita bobagem porque ouve com frequência conselhos errados de homens que ele julga falarem em nome de Deus (isso é fato, relatado por um dos filhos do presidente, confira neste link). Falsos profetas falando a um rei errado que só quer ouvir o que aprova seus estúpidos e egocêntricos desejos.
      Um povo que se autodenomina cristão, usa causas que acha serem bíblicas, para fazer uma guerra que pensa ser santa, encontrando liderança num homem que se imagina um mito, e que vê legitimidade na violência para prevalecer sua visão doentia de mundo, armando civis e usando forças armadas como posse sua. Isso é de Deus? Isso representa o evangelho de amor? Jesus homem agiria assim? Em que parte do ensino principal da Bíblia há apoio para essa quase “jihad”? Um falso cristianismo precisa ser humilhado para que Cristo seja exaltado, nas mais altas regiões espirituais onde é seu reino. 
      O objetivo desta reflexão não é desmerecer a direita, nem defender a esquerda, a intenção é elevar o nome de Jesus acima de todo nome. Exercemos cidadania sendo bons seres humanos em nossas relações interpessoais, assim como votando o melhor possível, mas lutar por política neste mundo não é orientação do Espírito Santo. Textos bíblicos fora de contexto não podem ser usados para legitimar cristão lutando por política como vontade de Deus, mas “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. O coração de tantos evangélicos brasileiros atuais, será que está de fato em Deus? 

Leia nas postagens anteriores
a 1ª e a 2ª parte desta reflexão.
José Osório de Souza, 18/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário