sábado, setembro 11, 2021

Moderação

      “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.Romanos 12.3-5

      Você pode criticar o imperialismo norte-americano querendo ser polícia do mundo, e criticar o Talibã por oprimir mulheres e pessoas LBGTQIA+  Você pode criticar o egoísmo israelita, e criticar o terrorismo palestino. Você pode criticar a estupidez da extrema direita brasileira, e criticar a esquerda corrupta em nosso país. Você pode criticar os preconceitos dos evangélicos, e criticar a confiança dos afro-espíritas em entidades espirituais. Você pode criticar os crentes por valorizarem demais a fé, e criticar a ciência por desconsiderar a fé.
      Enfim, você pode abrir os olhos e ver defeitos num lado sem ter que defender em tudo o outro lado, não abrindo os olhos para ver defeitos nesse outro lado também. Você deve ser equilibrado para achar o caminho que conduz à verdade, porque os homens sempre tenderão a extremismos e nos extremos sempre há mais mentiras. Não que não haja mentiras também no equilíbrio humano, só não há mentiras em Deus, mas o equilíbrio considera a verdade mais alta visto que está aberto para criticar a todos, assim como para ver o bem em muitos. 
      As pessoas têm dificuldades para harmonizar opostos, muitas delas esquecem-se que são dois, corpo e alma, matéria e espírito, morte e vida. Ver dois lados com equilíbrio é ver a si mesmo com clareza, é entender a essência humana no universo, é conhecer a Deus. Religiões são extremistas, não existe nelas equilíbrio, em nenhuma delas, por isso são vaidades como são todas as ideologias e outras crenças que os seres humanos constroem para ligarem  suas vidas ao desconhecido, e que por isso são religiões ainda que não envolvam fé e espírito. 
      Se o evangélico se acha dono da verdade e possuidor da melhor visão de mundo, também se acha aquele que busca boa saúde, alimentando-se corretamente, fazendo exercícios físicos, não se prendendo a vícios. Também se acha dono da verdade o que em todas as suas escolhas pondera antes a orientação da ciência, que caminha pelo empirismo material, não pela subjetividade da fé. É o crente melhor que o vegano, ou o vegano melhor que o materialista, ou o materialista melhor que o crente, é alguém melhor que outro e mais dono da verdade? 
      O que unifica regimes extremistas não são as ideologias, mas as práticas usadas para perpetuarem as ideologias. Existe violência tanto no extremismo da esquerda assim como no de direita, dessa forma, mesmo que teoricamente tenham pensamentos, crenças diferentes, são semelhantes suas obras. Só duas coisas unem os homens, o amor e o ódio, nos extremismos políticos, por serem radicalismos burros, há o ódio, já no equilíbrio que pode levar a Deus, há o amor. No amor podem ser unidas pessoas com ideologias e crenças diferentes. 
      No cristianismo no mundo sempre existiu extremismo, e portanto ódio, ainda que de forma interna e mais velada. Esse ódio era desabafado nos conceitos do “diabo” e seus “demônios” e na condenação eterna ao “inferno”, que se dava aos inimigos desse cristianismo. O cristianismo no mundo cresceu e se manteve pela oposição criada entre bem e mal, entre Deus e Satanás, justamente porque as pessoas têm dificuldade de serem equilibradas, precisam estar em um lado, amando cegamente algo, e terem um outro lado oposto para repugnarem. 
      Quando dizemos que o melhor caminho é o do meio, que uma mesma pessoa pode ser binária, não estamos dizendo que deve gostar de Deus e igualmente do “diabo”. Quem se coloca no equilíbrio desconsidera o “diabo”, para de dar-lhe relevância, e também considera Deus de maneira distinta. Deus como simples antagonista do “diabo” é só meio deus, mas quando o diabo desaparece, Deus se mostra por inteiro, e é muito mais poderoso e iluminado. Só no equilíbrio conhecemos a Deus como ele realmente é, e é amor, não o ódio dos polos. 
      Quem só vê a verdade em si mesmo, verá nos outros só mentiras, esse perderá a chance de conhecer a verdade maior que Deus compartilha através de todos. O texto bíblico inicial se refere à organicidade e integração que deve haver na igreja quando moderação é praticada, através dos dons espirituais, mas o princípio é válido para toda a sociedade. Um completando o outro de modo que possa haver perfeição no todo e humildade em cada parte, à medida que construímos um mundo com respeito e seguimos espiritualmente para Deus em amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário