domingo, setembro 12, 2021

Liberdade ou caos?

      “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” II Coríntios 3.17

      Censura, eis uma discussão atual, mídia e outros poderes deste mundo pregam que ela nunca deve existir, isso, contudo, pode levar a equívocos. Quem defende liberdade de imprensa e de expressão artística, por exemplo, acaba permitindo que negacionismo científico e imoralidades sejam compartilhados para que não se cerceie a liberdade de se falar e se fazer o que se quer. Citei dois extremos opostos, que são confortáveis tanto para a direita quanto para a esquerda ideológica política, mas nós como indivíduos também nos equivocamos, achando que liberdade é não estar preso a nada. 
     É impossível administrar liberdade desconsiderando as referências da moral de Deus e da lucidez da ciência, e por tentar fazer isso é que mídia, organizações mundiais e ideologias acabam entregando à humanidade, e principalmente aos jovens, o caos e não a liberdade. Liberdade não é caos, mesmo na liberdade há princípios a serem seguidos, o problema talvez seja estabelecer quem define esses princípios. Os poderes do mundo atual tomam para si o direito de serem os legítimos legisladores desses princípios, assim delegam poderes extremos à ciência e desconsideram Deus. 
      Chega ser engraçado ver repórteres sem palavras diante de certas questões, perdidos no buraco que eles mesmos se colocaram. Por exemplo, a mídia, inimiga da direita (e aqui não estou defendendo a direita), indignada com videos negacionistas da ciência na internet, acha que é correto o Youtube tirar os vídeos do ar, mas isso é censura e a mídia se diz contra censura, assim, está criado um paradoxo. O mundo volta a uma orientação social e moral que Deus deixou de usar com o evangelho, a lei, a lei da mídia é a liberdade e ela quer obrigar todos a terem aquilo que ela considera ser liberdade. 
      Quando há obrigação não há liberdade, e até obrigação de ser livre é obrigação. O homem não quer ser livre, não está preparado para ser livre e a grande maioria dos seres humanos não busca a liberdade em sua vida prática. Entenda certo, não estou dizendo que as pessoas gostem de ser reprimidas e descriminadas de algum jeito, não é isso, mas elas buscam em certas alianças uma proteção e uma estabilidade para terem o suficiente para sobreviverem. Por isso templos lotam, por isso artistas são adorados, por isso busca por milhões de seguidores em redes sociais, por isso modismos etc. 
      As pessoas querem ser diferentes sendo iguais a pessoas que elas acham bem sucedidas, assim agem e se vestem como agem e se vestem celebridades vendidas pela internet e pela TV. Se elas fossem de fato livres, seriam elas mesmas, não buscariam identidade nos outros, muitas vezes por não gostarem e não assumirem suas próprias identidades. Isso é uma espécie de prisão, uma realidade que a mídia, estúpida porque é burra, burra porque é arrogante, arrogante porque nega a Deus, se vê, não assume que vê. A maioria das pessoas está ocupada em comer, beber e “namorar”, mais nada. 
      A verdade é que de política só político gosta, por liberdade artística só artistas lutam e contra a censura só jornalistas são, os outros se abrigam entre cercas, permitem que sejam marcados como gado, celebram os donos do pasto, o sustentam com suas carnes e peles. Meus caros, perdoem-me a dureza, mas essa é a realidade do mundo sem o Deus verdadeiro. Sim, são relevantes as lutas por direitos, contra racismos e o machismo, e principalmente contra a falsa moralidade que só mantém hipocrisia e injustiças, mas sem Deus o homem só faz trocar de cela, mantendo-se dentro da prisão maior, seu ego.
      Mantendo a visão menos apocalíptica deste espaço, penso que tudo isso é necessário e tem uma finalidade útil nas mãos de Deus. Cristãos não demonizem a mídia, mídia não demonize o cristianismo, a tensão entre ambos constrói o equilíbrio, no equilíbrio está a verdade e só a verdade entrega liberdade (e não me refiro ao uso ilegítimo do texto bíblico de João 8.32 feito pelo atual presidente). Deus tem tudo sob controle, ele tem interesse em que o homem seja livre, mas ele é espírito e a liberdade maior é espiritual, eterna e altamente moral, que o ser prova no espírito, não no corpo físico.  
      Liberdade de fato, para todos os seres humanos, só existe no Espírito Santo de Deus, mas um Espírito sem as algemas das tradições religiosas. Só esse Espírito pode levar o homem a ser quem ele é espiritualmente, em sua essência eterna, sem as capas e maquiagens da matéria passageira e ilusória. O Espírito de Deus não deixa o homem solto, solto ele estaria parado, o caos falsamente chamado de liberdade proposto pelos negacionistas de Deus propõe isso. O Espírito de Deus nos movimenta para o alto, em direção às mais elevadas virtudes, essa é a liberdade real que conduz à vida eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário