sexta-feira, setembro 17, 2021

Que Cristo seja exaltado!

      “Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.Filipenses 1.18

      Tenho caminhado com Deus por mais de quarenta e cinco anos como cristão batizado em igreja protestante, mas creio que Deus tem me guardado em todos os meus sessenta e um anos de vida. Trabalhei muito em igrejas, conheci tanto a visão das igrejas chamadas de tradicionais quanto a de igrejas pentecostais. Fiz seminário teológico, dei aulas em curso teológico, como músico gravei discos gospel, e quem me acompanha aqui sabe que compartilho reflexões cristãs há mais de dez anos, tudo pela misericórdia do Senhor, com muita sinceridade e sem ter retorno material direto por isso, ainda que sempre sustentando por Deus dignamente. 
      Com minha experiência prática, adquirida de forma dolorosa muitas vezes pela dureza de meu coração, que me trouxe ao que sou hoje, com uma família bonita e correta, curado de muitos vícios e enfermidades, e sustentado em honra neste mundo, tenho chegado a algumas conclusões. Essas podem se opor a muitos entendimentos que muitos evangélicos têm sobre suas crenças e a doutrina protestante tradicional. Não peço que você concorde com tudo que vou dizer, mas leia e ore a respeito. Eu estou sempre pronto a mudar de opinião, creio que o Deus vivo que nos guia e cujo Espírito nos habita conduz-nos a mudanças constantes para que melhoremos. 
      Não sou a favor do crescimento do número de igrejas cristãs, mas em sua diminuição, no meu ponto de vista existem igrejas evangélicas ruins demais. Penso que o governo deva estabelecer leis que coíbam o som alto que as igrejas fazem no período de louvor, a música cristã não precisa ser tão barulhenta. Acho que deva cessar a isenção de impostos para igrejas, não se muitas delas são na prática entidades com fins lucrativos. Creio que deva ser judicialmente criminalizada discriminação sexual feita em púlpito, ainda que usando Bíblia como apoio. Acredito que deva haver separação entre atividade religiosa e política, quem tem uma atividade não pode ter a outra. 
      Isso não diminuirá a obra de Deus no mundo, mas limitará a falsa obra. Isso exigirá que muitos líderes cristãos se posicionem, ou de fato como pastores de um reino espiritual ou só como empresários num mundo material. Isso levará os cristãos a permitirem que o Espírito Santo lhes mostre como Deus pode tratar o ser humano hoje, mais preparado que o dos tempos bíblicos para a verdade espiritual mais profunda. Isso fará de igrejas cristãs instrumentos de justiça e caridade num mundo desigual, e não só parte de agendas de ódio, preconceito e materialismo. Isso entregará Jesus como bem puro e precioso que é, não vendido como produto barato e banal.
      Se algo funcionou há trinta, cinquenta, cem anos atrás, foi pela misericórdia de Deus que respeitou os limites intelectuais, sociais, morais e espirituais de um homem de trinta, cinquenta, cem anos atrás. Mas os tempos mudaram, não dá para fechar os olhos a todas as reivindicações que estão sendo feitas hoje no mundo, sejam contra racismos, machismo, homofobia e tantas outras fobias, que até algum tempo eram aceitas como normais. Deus não muda, o homem sim, assim o cristianismo precisa mudar. O Espírito Santo sempre entendeu o ser humano sem diferenças, Jesus pregou isso há quase dois mil anos atrás, chegou o momento do homem entender isso e praticar. 
      Infelizmente vemos no Brasil muitos cristãos que não aceitam o “próximo nível do jogo”, retornam ao nível anterior over and over again. Nesse equívoco já pregado e crido há anos em muitas igrejas, embusteiros acham eleitorado interessante, juntam a ele conservadorismos também equivocados, adicionam pitadas de extremismos de direita e outras maluquices estúpidas, e pronto, é criado um falso “mito”, que não é mais que um aproveitador querendo poder e planejando mantê-lo por um bom tempo. Quando o coração mente acha no mentiroso sua verdade, o enganador só se eleva quando há enganáveis, eis o trágico resultado de um cristianismo que nega o Cristo. 
      Mas isso não é o fim, é só o fim que muitos acreditam que seria, Jesus sempre será caminho na Terra e porta para Deus no céu, as religiões cristãs, contudo, terão que ser humilhadas para que Cristo seja exaltado. Foi assim com a nação de Israel, se afastou de Deus, foi levada cativa a outras nações e das doze tribos só Judá, Benjamim e Levi não se perderam. Os judeus seguem lutando em vão, hoje contra palestinos para terem de volta sua terra original, não aceitam que sua Canaã agora é celestial. O mesmo ocorre com muitos cristãos brasileiros que não aceitam que o país pelo qual devem lutar é o céu, não politicamente pelo Brasil, ao Brasil basta-lhe serem bons cristãos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário