segunda-feira, agosto 29, 2022

Fé e foco (29/92)

      “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Filipenses 3.14

      Seriedade mental, que podemos chamar também de foco, é entender que precisamos fazer uma coisa e mantermos nossos pensamentos direcionados para isso. É não se desviar, nem para a esquerda, nem para a direita e muito menos parar ou retroceder, mas seguir em frente. Não precisamos correr, podem bastar passos lentos, mas firmes e constantes, não se prendendo ao tempo do mundo e dos homens, mas de Deus. 
      Na vida existem momentos de relaxamento e alegria, e muitos, se andamos com Deus ele nos concederá esses momentos. Não somos robôs ou perfeitos, nossos corpos e nossas almas necessitam de tempo para descansar, mesmo para parar, respirar fundo, para que abracemos quem nos ama e amamos. Jantar em família, férias, um passeio, momentos para usufruirmos com dignidade e sabedoria, da graça de Deus.
      Mas não viemos ao mundo de férias, temos uma missão, temos trabalho a fazer, e mais que o material para manter nossos corpos, o espiritual para aperfeiçoar nossos espíritos. Esse trabalho é constante, contudo, em determinados momentos Deus nos chama para um posicionamento mais sério, quando temos que manter nossos pensamentos e sentimentos determinados, exercendo fé de maneira especial e guardada. 
      Muitos cristãos não fazem uso de seus mais poderosos instrumentos para obedecerem a Deus, por isso têm vidas insatisfatórias. Quem é chamado para fazer algo só terá paz quando fizer isso, mas como fazer se não está capacitado? É o Espírito Santo que nos chama, nos mostra o que fazer e nos fortalece para isso. Você já sentiu o Espírito Santo te chamar, te mandando orar porque tem algo importante a dizer? 
      A questão não é nem se obedecemos ou não ao chamado de Deus, a questão é se conseguimos discernir essa chamada, muitos estão sendo chamados por Deus e nem se dão conta disso, porque estão atentos a muitas vozes, menos a de Deus. Não significa que eles não ouçam a voz da religião, da moralidade, mas essas podem ser só leis mortas, não a viva palavra do Espírito Santo, só a voz viva traz vida e eterna. 
      É sempre difícil tentar explicar coisas espirituais, principalmente para uma grande parte de cristãos que é experiente só em frequentar cultos, em cantar louvores e em obedecer protocolos de fé inventados por pastores hereges para conseguir milagres físicos. Por outro lado temos uma outra parcela de protestantes que se limita à palavra escrita da Bíblia e demoniza qualquer experiência com dons espirituais.
      No todo há muitos cristãos inexperientes com o Espírito Santo, protestantes e evangélicos seguem como católicos desviados, ainda que não creiam em santos, em dogmas fora da Bíblia e não obedeçam o papa. Conhecemos alguém mantendo uma amizade com esse alguém, intimidade não se adquire de uma vez, é aos poucos, com tempo é que sabemos quem é nosso amigo, do que ele gosta e como ele se manifesta. 
      Com o Espírito Santo é semelhante, quer conhecê-lo mais? Comece uma relação de amizade com ele, fale e ouça, mas não tenha-o como alguém distante e desconhecido, mas aberto ao diálogo e mais, com capacidade para te ajudar a fazer a vontade de Deus. No dia a dia o Espírito é próximo, carinhoso, ainda que direto, sempre nos orienta para que tenhamos paz e convivamos com os homens em amor e santidade.
      Contudo, em momentos especiais, ouviremos o Espírito Santo nos falando com uma voz poderosa, parecendo até estar mais longe, mas é porque está nos dando uma orientação diferenciada, que exigirá de nós uma seriedade mental para obedecer. Talvez você esteja andando certo com Deus, mas não está parando para ouvir uma ordem maior, que fará com que tudo em tua vida faça um sentido maravilhoso. 
      Em alguns momentos teremos que nos centrar na fé e só ir, sem nos abalarmos, crermos sem ver, os que entendem esses momentos receberão uma glória singular, não de homens ou externa, não necessariamente, mas interior e no espírito. Se no dia a dia com Deus crescemos, em momentos assim cresceremos muito mais, se vigiarmos, deixarmos para lá as infantilidades e fugas da carne e só focarmos em nosso Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário