domingo, agosto 28, 2022

Superação pela fé (28/92)

      “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.Hebreus 11.1

      Ainda que não sinta, creia. Ainda que não veja ou ouça, tenha fé. Ainda que a realidade mostre outra coisa, acredite. Se tua vida estiver de acordo com a vontade de Deus, e se o que você busca for aprovado pelo Senhor, mesmo que pareça improvável, você receberá o que precisa. Fé agrada a Deus porque coloca o homem, ainda habitando o mundo material, no reino do céu, mostra que o ser entendeu seu principal motivo de existir, caminhar rumo à melhor eternidade espiritual, desligando-se da ilusão da vã matéria. 
      Fé implica em esperar, satisfeito com o que se espera sem que ainda se tenha recebido, isso é sentir-se cheio ainda que vazio. Deus é bom, conhece nossos limites, mas será que conseguimos, ao menos um pouco, vivermos só pela fé, sem termos qualquer espécie de prazer que nos ajude enquanto esperamos? A vida faz sentido conforme somos recompensados com paz e alegria por agirmos corretamente, mas pode ser necessário sermos esvaziados, para sermos libertos de ilusões, que nos impedem de sermos felizes pela fé.
      Jesus homem foi levado a limites que nenhum ser humano, não sem merecer, foi. Você acha que Cristo sentia algum prazer que o fortalecia em seus últimos momentos de vida, quando era humilhado, torturado, crucificado e morto? Mas ainda assim ele resistiu, pela fé. Como ele conseguiu isso? Preparando-se. Nos preparamos para o pior, não evitando-o e tendo medo dele, muito menos indo irresponsavelmente em direção a ele como insanos. Jesus sempre viveu pela fé, mantinha os olhos em Deus, não no mundo físico. 
      Passamos vidas inteiras fazendo coisas erradas, não significa que passamos todo o tempo cometendo pecados sérios, envolvendo-nos com drogas pesadas, num estilo de vida adúltero, muitos de nós não chegam a extremos. Mas ainda assim nos viciamos em prazer, ainda que só comendo alguns brigadeiros ou bebendo uma taça de vinho para relaxar. Não somos criados e não conduzimos nossas existências de forma espiritual, mesmo nas igrejas cristãs somos materialistas, trabalhamos para termos mais direito ao conforto. 
      Fé conduz a um prazer, uma satisfação espiritual, e se formos em direção ao Deus Altíssimo será uma unção santa e eterna, o regozijo do céu, não o vazio do inferno. Contudo, trocar o prazer da matéria pelo do Espírito pode não ser algo fácil, por isso momentos onde nos sentimos vazios, sem nenhuma recompensa emocional, só tendo que crer e esperar, podem ser necessários, resistindo a síndromes de abstinência como quem é libertado de drogas. Mas valem a pena, a recompensa é uma iluminação espiritual única e perene. 
      Contudo, muitas vezes nos falta alegria da salvação, não porque estamos sendo provados, mas porque pecamos. Ainda que em Jesus tenhamos perdão imediato de Deus e paz, nosso corpo físico, nossa mente, nossos sentimentos, não se recuperam assim tão depressa. Dessa forma, o humilde se arrependerá e aguardará pacientemente o Santo Espírito achar de novo “conforto” em seu espírito, devida limpeza no templo, para que lhe dê novamente o prazer da presença de Deus. O plano espiritual é vivo e pede respeito. 
      Vitória não está em vencer o prazer do corpo, mas a dor do espírito. A perseverança dos santos não se apressa em buscar prazeres diante da dor, crescimento espiritual só se realiza com superação da dor. Não estamos neste mundo por outro motivo que vencer a matéria, construímos o céu em nós morrendo para a matéria ainda vivos. Contudo, aos que não abrem mão de prazeres do corpo, que não conseguem controlar, não só apetites carnais, mas a vaidade de prevalecerem sobre os outros, só manterão dentro de si o inferno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário