sábado, agosto 27, 2022

Milagre: o que é? (27/92)

      “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.Efésios 3.20-21

      Se teu ponto de vista for outro, eu respeito, afinal, milagre é algo muito pessoal, mas quando digo que milagre pode não ser o que é dado, mas quando e como é dado, digo que Deus não age desobedecendo regras que ele mesmo criou. Se, por exemplo, entendemos pela ciência que Deus trabalha na natureza usando milhões de anos, por que acharmos que seja diferente em outras áreas? Não estamos dizendo que a ciência saiba tudo, e mesmo sabendo o que sabe não pode arrogantemente afirmar que o mundo espiritual não existe. Por outro lado, os que creem em Deus, não podem achar que Deus, mesmo sendo todo-poderoso, faça coisas extraordinárias. Pode fazer, mas só aos nossos sentidos humanos limitados. 
      Há outras áreas, mas em duas delas muitos dizem provar milagres que consideram impossibilidades que Deus realiza: áreas financeira e de saúde. Na financeira, se examinarmos com cuidado, entenderemos que o que aconteceu e consideramos milagre não foi algo impossível, já tinha alguma maneira viável de ocorrer e ocorreria de um jeito ou de outro. Já na área da saúde a coisa pode ser um pouco mais complexa, milagres nessa área também podem ter explicação se estudarmos o ocorrido com cuidado, ainda que seja só a atuação positiva de uma atitude de fé na força de vontade para o doente se restabelecer. Contudo, como ainda desconhecemos todo o poder da oração, podemos achar que houve algo impossível. 
      Na experiência pessoal que relatei na primeira parte desta reflexão (postagem de ontem), a diretora não poderia ter recorrido a uma lista de profissionais capacitados para a função e então escolhido alguém? Sim. Poderia ter usado critério de pontos que profissionais da área de ensino público acumulam por tempo e outras capacitações? Sim. Seria milagre se a escolha fosse feita dessas maneiras? Não. Seria bênção de Deus? Com certeza, e Deus seria louvado por isso. Contudo, na experiência que relatei havia duas opções, uma mais demorada e outra mais rápida e com outras vantagens, a opção melhor ter acontecido e antes foi fruto, não de esforço humano e material, não só disso, mas de oração aprovada por Deus. 
      Hoje, com o que a ciência sabe sobre espiritualidade, efeitos da oração podem ser considerados milagres, sejam eles quais forem. Se alguém estiver necessitando de auxílio financeiro, uma pessoa orar e uma terceira pessoa, que não conhece nem o necessitado nem o que orou, entender, porque lhe veio à mente ou porque sonhou, de ir até determinado lugar e ajudar o necessitado, isso poderá ser milagre. Por outro lado se alguém estiver desenganado pelos médicos, alguém orar e a pessoa for curada, isso também será considerado milagre. Mas vejam que em ambos os casos alguém orou, uma conexão com Deus foi feita, um poder espiritual saiu de Deus e tocou alguém, seja com uma orientação ou com cura física. 
      Podemos dizer que milagre é algo que acontece e que não se tem explicação científica de porque aconteceu. O correto é não sairmos dizendo que houve milagre sem analisarmos o ocorrido com cuidado. Muitos dizem provarem milagres mais para exaltarem a fé do homem que o poder de Deus, e muito disso é feito para que pastores sejam famosos, aumentem o número de ovelhas em suas igrejas e recebam mais dízimos. Mas mesmo que seja só a satisfação pessoal de se ter recebido uma graça, pode não ser algo saudável, não precisamos de milagres para provarmos comunhão, proteção, suprimento e cura em Deus. Deus tem interesse que sejamos crentes e espirituais, tanto quanto racionais e inteligentes. 
      Quem anda com Deus está sempre sincronizado com a bênção, mas quem quer amadurecer em todas as áreas, valorizará ciência, estudos, trabalho, tanto quanto saúde mental e afetiva, assim como virtudes morais e profunda intimidade espiritual com Deus. Quem anda de forma madura com o Senhor sabe que precisa fazer sua parte e fará, mas também sabe quando precisa orar de maneira diferenciada pedindo que Deus atue espiritualmente, e creiam, Deus age. Se os céticos e materialistas soubessem o poder que tem a oração não desacreditariam de milagres, mas se evangélicos desinformados e outros mal intencionados soubessem o que Deus faz pelos que o obedecem não promoveriam falsos milagres. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão
José Osório de Souza, 6/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário