domingo, agosto 21, 2022

Dimensões de Deus (21/92)

      “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.” Salmos 16.8
      “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” Salmos 121.1-2

      Deus tem dimensões? Comprimento, largura, altura, podemos ver Deus assim? Na verdade Deus não pode ser medido, ele é infinito em todos os sentidos, mas podemos interagir com Deus olhando-o assim. O comprimento é a dimensão que mais usamos, ele é horizontal assim o experimentamos principalmente quando buscamos de Deus coisas materiais, para nossos corpos neste mundo. Para isso cremos que Deus é todo-poderoso para nos dar algo, que é dono de tudo e que por isso não precisamos temer homem, mesmo que seja proprietário de muitas coisas e que se considere grande e rico. 
      É mais fácil para nós enxergarmos o comprimento da atuação de Deus, porque é uma dimensão que para nós se manifesta no plano físico, ainda que seja expulsando seres espirituais do mal (o diabo e os demônios) de regiões espirituais. Enxergarmos uma largura na atuação de Deus também não é algo difícil para a maioria dos seres humanos, ainda que seja menos experimentado por muitos. Se no comprimento há coisas materiais no presente, a largura envolve o futuro, assim, não só matéria, mas tempo, contudo, ainda assim a maioria crê num Deus largo e Senhor do tempo para ter coisas materiais. 
      Vermos a largura de Deus é entender que ele não faz e não dá-nos coisas aqui e agora, mas que pode fazer isso mais à frente, no futuro, e isso com uma finalidade melhor para nós. Temos mais dificuldades para esperar, para administrar tempo, somos ansiosos, imediatistas, míopes para ver um pouco adiante de nossos olhos físicos, isso nos impede de crescer numa das virtudes que mais nos amadurecem, a fé. Acreditar num Deus que pode tudo e nos dá agora não exige tanta fé, mas ter que aguardar, confiar que Deus nos dará algo depois e que enquanto isso temos que esperar em paz requer mais fé. 
      Para ver o comprimento basta olharmos à direita e à esquerda, para vermos a largura olhamos para frente (ou para trás), mas uma experiência com a terceira dimensão requer olhar para o alto. Altura é a dimensão mais espiritual, nela não só fé é pré-requisito, mas também maturidade espiritual, que abre mão da matéria e deseja uma experiência moral com Deus. Na velha aliança, Israel tinha mais experiências com o comprimento e a largura da atuação de Deu neste mundo, mas na nova aliança do evangelho de Jesus, a Igreja é chamada para conhecer a altura espiritual e eterna de Deus. 

      Assim chegamos ao ponto desta reflexão, uma pergunta: qual a altura do teu Deus? Se ela for baixa, ainda que entendamos e queiramos um Deus espiritual, nossa vida estará presa aos valores deste mundo, e em termos espirituais práticos poderemos estar mais susceptíveis a relações com seres espirituais inferiores, do mal. Fica difícil o Esprito Santo atuar em templos humanos que não elevam seus olhos para o alto, que até creem em Deus, mas vivem focando seus espíritos em coisas, valores, regozijos baixos, deste plano. Somos levados para onde nossa fé olha, limitados por ela, não por Deus.
      Quando somos vencidos por tentações inferiores, aquelas que todos em todos os lugares sofrem, nosso olhar espiritual está colocado num ponto baixo do gradiente espiritual, assim os desejos físicos mais baixos e instintivos nos dominam com facilidade. Esses desejos não são errados em si mesmos, mas devem ser dominados, para sabermos quando, como e com quem, se for o caso, devem ser saciados. Isso se refere aos apetites do corpo de maneira geral, como fome, sede e sexo, mas também outros elementos que se consumidos nos dão alguma sensação de bem estar, como drogas e bebidas alcoólicas.
      Outra espiritualidade baixa que pode nos aprisionar atua diretamente em nossos pensamentos, além de fantasias sobre os desejos básicos falados anteriormente, estão também devaneios de ódio, vingança, ciúmes, e nesses podem agir sobre nós diretamente seres espirituais do mal, que pegam carona nas tendências de pensar bobagens que todos nós temos. Não se engane, ninguém que esteja com a cabeça cheia de sensualidades e de homicídios, será templo do Espírito Santo, mesmo que a boca fale de Bíblia sua “unção” será carnal e maligna, capacitada por demônios, não por Deus. 
      Por outro lado, e isso digo principalmente a cristãos tradicionais cheios de preconceitos, a mesma coisa que Jesus disse a líderes religiosos judeus do primeiro século (João 10.19-21). Casa limpa abriga o Espírito Santo, e se além disso as palavras forem sábias e as obras forem de amor, como dizer que os olhos espirituais não estão focados nas regiões espirituais mais elevadas? Colocando alguém em contato com Deus e sendo instrumento dele, ainda que não seja protestante ou evangélico? Podemos até não entender certas coisas, crermos diferente, mas nesse caso é melhor nos calarmos que julgarmos.
      Não nos enganemos, assim como Deus pode estar longe de muitos pregadores e cantores em púlpitos, ainda que obedeçam à risca protocolos de uma igreja, Deus pode ser amigo íntimo de outros religiosos, que muitos cristãos aliam ao diabo. Que altura tem meu Deus? A altura de Jesus, essa é a resposta, quem colocar os olhos realmente em Jesus estará protegido de todo engano, de toda potestade e principado do mal. Eis a razão do cristianismo permanecer útil à humanidade por tanto tempo, mesmo em meio à tanta corrupção do catolicismo. Deus não despreza quem chega a ele por Cristo. 
      Quando orar erga teu rosto, ainda que esteja num pequeno quarto, no escuro ou com os olhos fechados, imagine-se olhando para as regiões espirituais mais altas, e creia, isso não é só uma questão de fantasia mental, mas é uma postura espiritual que foca os olhos espirituais no Altíssimo. Isso tira de nós uma atitude corajosa de fé, que já nos posta, ainda que com humildade e temor e Deus, como vitoriosos, isso ergue nossos pensamentos e sentimentos de coisas baixas, de ressentimentos, de pecados, de descrenças, e nos posiciona em Deus. Faça isso tendo no espírito as palavras, “em o nome de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário