quarta-feira, agosto 17, 2022

As coisas do alto (17/92)

      “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
      “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” “despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” 
      “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
      E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”  
Colossenses 3.1-3, 5, 8, 12-16

      Coisas que são de cima, o que entendemos com isso? A primeira coisa que nos vem à mente é santidade, pensar nas coisas do alto, nas coisas de Deus, não nas de baixo, do mundo, portanto, coisas espirituais, santas. O que entendemos como coisas santas? O senso comum alia santidade à abstinência ou controle dos prazeres e dos impulsos do corpo físico, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, não usar drogas ilícitas, não adulterar, não se prostituir, não matar, não roubar, dentre outros pecados. 
      Apesar de quase dois mil anos do evangelho de Cristo no mundo, ainda temos uma visão da velha aliança de Moisés, da Lei judaica, dos dez mandamentos, sobre santidade, assim, uma ótica dos efeitos externos e não das causas interiores. Dessa forma pensar nas coisas de cima seria não pensar nos prazeres do corpo e pensar em Deus, principalmente louvando-o. Mesmo muitos que exercem os dons do Espírito, preferem adoração que palavras de sabedoria, acham que ser santo é adorar a Deus, não conhecê-lo.
      Vida de consagração e oração é vista pela maioria basicamente como louvar a Deus, por isso música como louvor tem feito tanto sucesso nas últimas décadas em cultos evangélicos, mais até que o estudo da Bíblia. Esse entendimento é transportado para a eternidade, para muitos o céu será um espaço para adoração, assim, a vocação mais alta de Deus aos homens é para serem eternos coristas num coral celestial. Mas será que as coisas que são de cima, que santidade, que a eternidade, são de fato isso, ou só isso? 
      De maneira alguma estamos menosprezando a importância do louvor, principalmente porque junto do amor, gratidão é a maior virtude que podemos expressar, amor e gratidão terão poderosa utilidade mesmo na eternidade. “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças” (Colossenses 4.2), louvor a Deus é importante como preparação e vigilância, assim, antes de receber a palavra de Deus, louve-o, e depois de receber, continue louvando. Adoração nos mantém em conexão com o Deus Altíssimo pelo Espírito Santo.
      Contudo, uma visão errada limita, e é errada porque usa referências das coisas de baixo, do mundo, ainda que confessando o nome do pai, do filho e do Espírito. Por isso muitos veem eternidade como os períodos de excelência dedicados a Deus na Terra, missas e cultos, só que mais duradouros. Para católicos a eternidade pode ser uma missa eterna, para protestantes tradicionais, um longo estudo teológico, para evangélicos, um período de louvor sem fim, para carismáticos, êxtases ilimitados em línguas estranhas.
      A verdade é que o homem não tem capacidade para acessar as “coisas do alto”, e muitos que tentam o fazem usando referências de religiões, que se desviaram do evangelho original calando o Espírito Santo ou experimentado-o limitadamente. Acessar as coisas de cima só o Espírito Santo pode, assim nós podemos se entramos em sintonia com o Espírito. Se sozinhos não podemos nos mover para Deus, pegamos “carona” no Espírito, que nos leva a Jesus e que nos dá acesso ao Altíssimo, nenhum outro “espírito” pode fazer isso.
      Só depois que entendemos o “como” é que podemos entender o “o quê”. O que o Espírito Santo nos permite buscar e pensar das coisas lá de cima? Não são “nãos”, mas “sins”, ser santo não é saber o que não se pode fazer, mas entender o que se pode fazer e estar tão satisfeito com isso que o que não se pode fazer perde a graça. Posso beber uma dose de scotch doze anos envelhecido? Posso, não é pecado. Mas quando nos posicionamos pelo Espírito Santo nas coisas que são de cima achamos prazer nisso? Não. 
      Uísque foi só um exemplo, poderia citar outros prazeres deste mundo, ocorre que entendendo coisas do alto como “nãos”, muitos lutam contra os prazeres e perdem. Não se pode vencer algo que é agradável aos nossos sentidos físicos, o que se pode é provar algo melhor, o melhor está lá em cima, com Deus por Jesus e através do Espírito Santo. A única coisa que vence a morte é a vida, a matéria existe para morrer, só no Espírito Santo há vida, que nos liberta das coisas de baixo e nos posiciona nas coisas de cima. 
      As coisas que são de cima na verdade são uma única coisa: a palavra de Deus. Essa não importa como chega a nós, pela Bíblia, por um testemunho, por uma música, por línguas estranhas, por profecia, por uma visão, por um sussurro inexprimível, por um sentimento inefável, mas que depois nossa mente esmiuça o significado, no nível intelectual que cada um de nós tem. Esse conhecimento, que começa puramente espiritual e acaba racional, nos vivifica, consola, cura, apazigua nossa alma de maneira singular. 
      Nós, protestantes, costumamos ter uma noção, que não digo que é errada, mas que é limitada do que seja a palavra de Deus, pensamos que é só a Bíblia. O termo é citado no antigo testamento, mas aos homens daquele tempo significava a Lei de Moisés, por outro lado o termo é citado no novo testamento, mas escrito num tempo que não se tinha em mãos a Bíblia que conhecemos hoje. Palavra de Deus é a pessoa do Espírito Santo, que inspirou escritores bíblicos, mas que nos fala ao vivo hoje quando paramos e ouvimos.
      Sim, meu querido, você pode buscar e pensar nas coisas que são de cima da tua maneira, do jeito que você sabe e se sente melhor, mas entenda que pedidos e agradecimentos não são o fim, andar por uma pista de mão única, mas o começo, só parte do processo. Há uma outra via, com mão contrária, e se tua busca e tua intenção forem humildes, sinceras e crédulas, Deus te responderá pelo Espírito Santo. Então, você achará a vida eterna espiritual maior, que te dará as condições melhores para vencer as coisas de baixo.
      A primeira parte do processo é humana, exige esforço emocional e limpeza moral, que depois conduz ao silêncio de alma que espera com olhos e ouvidos espirituais abertos. A segunda parte é divina, nessa recebemos a “palavra viva de Deus”. Essa “palavra” não é só palavras e frases racionais, é vida eterna, que desce até o homem como um poderoso facho de luz muito clara e pura, emanada diretamente do Altíssimo. Essa é a coisa do alto que entrega ao homem santidade verdadeira, de dentro para fora, de cima para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário