segunda-feira, agosto 22, 2022

Não acredite em tudo (22/92)

      “E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram. Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.Eclesiastes 2.11-13

      Reputações são construídas e destruídas, conforme a conveniência de alguns, assim, não acredite nem em santos, nem em fascínoras, poucos de fato são tão bons como dizem ou tão maus como afirmam. Os seres humanos têm a tendência de acreditarem em extremos, isso tem a ver com a necessidade legítima que eles possuem de ter comunhão com Deus, o único ser de fato absoluto. Contudo, mal resolvida essa necessidade, saímos pelo mundo à caça de quem possa ocupar lugares extremos dentro de nós. 
      Quem muito idolatra, muito odeia, e quem idolatra e odeia demais é porque não ama corretamente a Deus. Amar a Deus é remédio para muitos males. Isso não deveria ser opcional, ainda que o próprio Deus dê livre arbítrio aos homens para isso, mas deveria ser imprescindível, cura para não se amar ou se odiar extremamente quem não merece nem uma coisa, nem outra. Idolatrar e odiar não são só consequências de falta de amor a Deus, é ser manipulado por quem inventa mentiras para que acreditemos e lucre com isso. 
      Contudo, amamos e odiamos equivocadamente não só porque cremos em mentiras, mas também porque muitas vezes julgamos só pela aparência. Você já deve ter tido a experiência de ver uma pessoa pela primeira vez e não se simpatizar com ela, mas depois, conhecendo-a melhor, perceber que ela é, na verdade, profunda e confiável. Por outro lado, muitos que amamos à primeira vista, depois vemos que são pessoas superficiais, pouco confiáveis. Precisamos de tempo para não julgar alguém equivocadamente.
      No mundo atual temos que tomar muito, mas muito cuidado com a internet, no afã de quererem divulgar novidade, novidade vende mais, muita mentira é inventada. Saber de fato o que é verdade é difícil no mundo virtual, e isso muda de um dia para o outro. A humanidade sempre foi assim, no Egito antigo, quando um novo faraó tomava o poder, ele destruía o legado do anterior, caso fosse seu inimigo, novos deuses eram eleitos, novos monumentos eram erguidos, uma nova memória era construída.
      Quem frequentou os ensinos fundamental e médio na década de 1970, lembra-se da matéria “Educação, Moral e Cívica”, onde aprendíamos sobre símbolos e heróis nacionais. Eram os heróis eleitos pelo governo federal vigente, militar e de direita, muitos nomes que ficaram em nossas memórias hoje sabemos que não eram tão heróis assim. Os heróis de hoje são os vilões de amanhã e vice-versa, a história não é uma ciência exata e é sempre contada pelos vencedores, ou os que detêm principalmente o poder econômico. 
      O autor de Eclesiastes está certo quando diz que tudo é vaidade, passageiro, não confiável. Verdades maiores não têm prazos de validade, uma molécula de água, por exemplo, é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, isso não vai mudar. E as pessoas, o que elas são? Aí é mais complicado, nem elas sabem o que são, passamos a vida tentando descobrir quem somos, e muitas vezes enganamo-nos e aos outros com muita habilidade. Por isso não se pode santificar uns e demonizar outros, em tudo há exageros. 
      Não acredite em tudo que você vê, ouve, lê ou assiste, creia em Deus, mas ainda assim saiba, a verdade maior de Deus se conhece aos poucos e com perseverança. A insistência faz com que nos preparemos, que mudemos por dentro, para que sejamos moralmente confiáveis para que Deus possa nos revelar mistérios. Contudo, algo é certo, conhecer a Deus é amá-lo cada vez mais, quem ama confia, obedece e não trai, quem conhece a verdade maior do Senhor não perderá tempo idolatrando ou odiando quem quer que seja.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário