domingo, novembro 21, 2021

A melhor maneira de se apagar o fogo

      “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17  

      Só existe uma maneira de se apagar o fogo, retirando o oxigênio próximo a ele. Na prática isso não é tão fácil, é mais fácil jogar água sobre ele, contudo, se entendermos como o fogo funciona, veremos que ele se alimenta de oxigênio, quando jogamos água no fogo limitamos o oxigênio ao seu redor. Não é a diferença de temperatura que o apaga, mas a ausência de oxigênio, que uma quantidade suficiente de água exerce sobre a região em que ele está. Nesse processo gastamos água, mas um pouco mais perigoso, e que surte o mesmo efeito, é jogarmos um pano sobre a chama, se for rápido e em toda a superfície que está queimando, apagaremos o fogo e não queimaremos o tecido. Como com a água, não foi o pano que apagou a chama, mas a diminuição de oxigênio ao redor dela, sendo assim podemos usar qualquer material sólido. 
      Podemos usar isso como metáfora para entendermos lutas morais e espirituais que enfrentamos contra o pecado. Todos sabemos que nossas vidas é um apagar de incêndios, quando conseguimos dar conta de um, outro surge, e assim vamos. Incêndios são lutas, são imprevistos, tanto nos conflitos necessários que temos para sobreviver no mundo, quanto nas batalhas pessoais de espírito contra a carne, onde o inimigo é o pecado. Frisando: nosso inimigo é o pecado gerado dentro de nós, não é o diabo, espíritos maus ou homens. Somos responsáveis pela criação desse mal interior, assim como temos livre arbítrio para decidirmos se o mal morrerá ali, no campo das ideias dentro de nossas consciências, e não se transformará em palavra ou ação no mundo físico exterior, envolvendo ou não outras pessoas e mesmo seres espirituais do mal. 
      Você já sentiu algumas vezes, que por mais água que jogasse, por mais panos que usasse, o fogo seguia forte? Em certos casos água e panos não resolvem, temos que ir direto à origem, tirar o oxigênio, anularmos não o efeito, mas a causa, não o mal, mas aquilo que o mantém vivo. Quando você estiver perdendo muito tempo, e ainda assim não conseguir vencer uma luta, a solução não é lutar mais, mas usar melhor o tempo. Talvez o inimigo esteja te vencendo porque ele está achando tempo disponível para isso, tempo que você mesmo está dando a ele. Tempo livre ou gasto com algo errado, pode ser o oxigênio que o mal está usando para te vencer, então, pare e reavalie como usa teu tempo. Podemos perder batalhas não por sermos fracos, mas por estarmos engajados nelas, em batalhas erradas, quando devíamos estar fazendo coisa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário