segunda-feira, novembro 29, 2021

A prova de cada um é a prova de cada um

      “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
  I Pedro 4.12-13
      “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
  Tiago 1.13-14
      “Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” 
Atos 14:22

      Como numa escola, na vida espiritual crescemos com provas e consequentes aprovações nelas. Nem toda a oração que fizermos e a melhor vigilância que exercemos nos impedirá, assim como àqueles pelos quais oramos, de passar por provas. Provas não são tentações, dessas somos livrados com vigilância e oração, tentações não são exercidas diretamente por Deus, mas por nós mesmos e pelos outros, homens e demônios, tentações mantêm-se as mesmas dia a dia. Provas são a providência de Deus criando situações específicas para que passemos, onde é provado nosso livre arbítrio para fazer boas escolhas morais. Nosso caráter, o homem espiritual que levaremos à eternidade, no qual é construído céu e inferno ainda aqui, é amadurecido pelas provas, e não simplesmente por vitórias sobre tentações. 
      É importante discernirmos provas de tentações assim como quais provas são nossas e quais não são, para não trazermos para nós problemas que não são nossos, e que muito menos são nossas responsabilidades suas soluções. Ainda que uma pessoa ou uma situação estejam bem próximas a nós, podem estar experimentando uma provação que não nos diz respeito, contudo, muitas vezes, em situações assim, nossa prova pode ser justamente não se envolver em provas alheias. Não sofrer com problemas que não podemos resolver, sejam nossos ou dos outros, retermos a paz e mantermos a fé diante deles, também é prova, não para vencermos em questões externas, mas para vencermos a nós mesmos, numa vitória interior. Todos somos igualmente tentados, mas a prova de cada um é a prova de cada um. 
      Podemos ter uma terceira ótica de nossas lutas, além de tentações e provações, lutas como tribulações. Muitas vezes queremos ter uma vida espiritual de qualidade para não termos mais tentações e para não sermos mais provados, mas só entramos no reino de Deus, segundo a Bíblia, vivenciando tribulações, assim podemos ser espirituais e termos fé não para não termos tribulações, mas para termos paz apesar delas. Seja nas tentações ou nas provações, a vida é luta sempre, e para os lúcidos é mais ainda, os maduros entenderão como viver com tribulações, aprenderem com elas, serem humildes aceitando que só Deus tem controle de tudo, mas tendo uma visão espiritual, não material, da vida neste mundo. Não viemos ao mundo a passeio, mas para crescermos, só crescemos confrontados com a dor e superando-a. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário