segunda-feira, novembro 22, 2021

Coração e olhos

      “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.Provérbios 23:26

      Coração e olhos, todos devem estar retos, não só o coração, nem só os olhos. O coração nos lembra de nossa existência interior, de nosso sentimento, de uma experiência e uma convicção espiritual com Deus, Deus não pede nosso corpo, nem nossos pensamentos, mas nosso coração. Isso no sentido de que o mais importante é aquilo que temos no mais profundo do nosso ser, pode ser o centro de nossas emoções, mas pode ser nosso espírito. Se ele está nas mãos de Deus, em sintonia com o Altíssimo, todo o resto entra em sincronia com o Senhor, há conhecimento, há entendimento desse conhecimento, há objetivo, há um sentido de vida que conduz à vitória, na luz que revela mesmo o escondido. 
      Os olhos nos falam de nossa vivência exterior, nossa interação com o que está fora de nós, material e também espiritual, coração no céu, mas olhos na Terra. Neste mundo nossos olhos administram de forma mais direta a realidade material, suas diretrizes, assim como os seres humanos nos vários círculos sociais que nos rodeiam, do mais íntimo, o familiar, aos mais distantes, colegas de serviço, de escola, mesmo de igreja, que conhecemos, mas que não convivemos com mais proximidade. Não é porque nosso coração está nas mãos de Deus que podemos conduzir de qualquer maneira o que está fora de nós. Mas tanto olhos físicos quanto os espirituais devem estar atentos, armadilhas dentro e fora de nós existem.
      No mundo existe maldade num nível que muitos de nós não têm consciência do quanto é, gente que não gosta de nós, gente que quer nos lesar de alguma maneira, gente sem referências morais e espirituais. Precisamos prestar atenção por onde vamos, e nestes tempos modernos não só nos caminhos físicos, mas também nos virtuais, na internet, nas redes sociais, nas lojas eletrônicas, devemos ter cuidado com dados e privacidade. Vigiemos, o mundo está estranho, complexo, o mal sofistica-se, ainda que o bem foi, é e sempre será simples, simples e poderoso. O que tem o coração em Deus e os olhos abertos ainda que lhe armem armadilhas não cairá nelas, Deus o avisará antes e ele será livrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário