segunda-feira, novembro 08, 2021

Um passo de cada vez

      “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6.34

      Uma orientação que se dá a viciados, em drogas, em álcool, em alguma coisa que se torne obsessão e pela qual alguém possa achar que não pode viver sem, é que andem um passo de cada vez. Assim, se foi conseguido passar um dia sem recorrer ao vício, deve-se sentir-se feliz e deixar que o dia seguinte cuide de si. Qual o segredo por trás desse princípio? O segredo é que vencer a ansiedade, a expectativa de algo acontecer, já é uma vitória, e quando não se vence isso tem-se dois problemas. 
      Um é o problema real, vencer um dia de vida, o outro é o medo de não se conseguir vencer no dia seguinte, por isso, deve-se focar num passo por vez, num dia por vez. Isso mantém em nossas mentes uma expectativa menor, uma tarefa menor e consequentemente mais fácil de ser superada. Mas isso também nos entrega uma alegria mais rápida e simples, limitada, sim, mas humana, possível, humilde, de ter-se dado ao menos um passo corretamente, de ter-se vivido um dia em paz, em vitória. 
      “Basta a cada dia o seu mal”, sempre acho essa frase, registrada como citação de Jesus, pessimista, parece que não casa com a boca e o coração daquele que ensinou e viveu tanto amor. Mas Jesus sempre é realista, ele nunca nos ilude, essa frase não é uma maldição para o futuro. Ela é uma exortação para que não nos fiemos no tempo, em nós mesmos ou na força que teremos amanhã, mas só em Deus, para o qual o tempo não existe, o amor é sem início e sem fim e a fidelidade, constante. 
      Um passo de cada vez, com paciência e vencendo a ansiedade dia a dia, para mim é a prova de vida mais difícil e importante, sei que existir assim é ser vitorioso em muitas áreas. Isso é viver corretamente o presente, o aqui e o agora, é ser humano e divino ao mesmo tempo. Humano porque admitimos nossa limitação para saber o que vai acontecer amanhã, divino porque para Deus não há passado e futuro, é sempre presente. Viver assim é ter a espiritualidade da eternidade neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário