quinta-feira, novembro 11, 2021

Oremos pelos outros

      “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:16 

      Dois conselhos nos dá Tiago no texto inicial, em primeiro lugar sobre confessar pecados, entretanto, ele não diz que devemos fazer isso só diante de Deus, em segredo, mas que é bom que façamos isso diante dos homens ou com eles. Podemos entender isso de duas maneiras, uma delas é que se erramos com alguém ou se alguém errou conosco, devemos acertar a situação com a pessoa, procurá-la e orar com ela, isso na verdade é mais que uma opção. A outra maneira é que mesmo que alguém não tenha nada a ver com um problema, podemos abrir nosso coração com esse alguém e com ele orar.
      Essa segunda maneira é um benefício que podemos ter com amigos próximos nos quais confiamos e que estão preparados para essa intimidade. Compartilhar com outros nossas fraquezas é um ato de humildade, que muitos por orgulho não têm coragem de fazer, mas também é um ato de humanidade que pode nos abençoar quando nos tira da solidão de termos que enfrentar certas fraquezas sozinhos, assim como abençoa os amigos, que sabendo das nossas lutas não se sentem sozinhos em suas lutas. Saber que não se é a única pessoa no mundo com um problema é muito consolador. 
      Compartilhar fraquezas é bênção? É se for na situação certa e com as pessoas certas, nem tudo podemos compartilhar, muitas coisas devem ficar só entre nós e Deus, mas que isso seja por sabedoria, não por orgulho. A segunda coisa que Tiago ensina é sobre o poder da oração, tanto a que fazemos sozinhos, quanto a que fazemos pelos outros. O importante é não nos acostumarmos com certos erros e por isso deixarmos de orar por cura, e se oração privada tem eficácia, a que fazemos pelos outros e com os outros também tem. Lembre-se, os outros podem estar precisando e muito de nossa oração. 
      O Espírito Santo sempre nos orienta a como e quando orar, basta que estejamos limpos e com os ouvidos espirituais abertos para ele. Oração eficaz não está na quantidade, não necessariamente, mas na qualidade e qualidade existe na obediência realizada com uma intenção crédula e amorosa. Se o nome ou a imagem de alguém te vier à mente, e se você estiver em uma comunhão adequada com Deus, pode ser o Espírito Santo orientando você a clamar por esse alguém. Se for isso essa pessoa pode estar necessitando urgentemente de uma oração, nesse caso obedeça, com todo o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário