domingo, novembro 14, 2021

Não temamos o homem

      “O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.Salmos 118.6-9

      Crescermos espiritualmente é equilibrarmos vida com Deus com uma relação com o mundo material, é conhecermos o Senhor, mas trabalharmos com os homens para conquistarmos vidas dignas, usando bem nossas oportunidades para testemunharmos o amor de Deus aos outros. O melhor não está num extremo, mas no equilíbrio, não sofrendo pela falta, mas administrando com responsabilidade os ganhos, lutando para ter, mas não nos desesperando caso não tenhamos ou percamos. O importante é crescermos no amor de Deus e na prática em paz desse amor com os seres humanos. 
      Contudo, em certas situações o lado espiritual deve prevalecer, se houver um conflito de interesses, a voz de Deus precisa falar mais alto que as vozes dos homens, e é preciso temor a Deus e fé para saber quando isso deve ser feito e como. Se solicitamos um direito nosso ao homem e esse não nos concedeu, se a conquista de algo implica em perdermos a paz, em participar de confrontamento deselegante, então, é melhor nos retirarmos e falarmos com o Senhor. O dono de tudo não é o homem, nosso patrão maior não é o ser humano, por maior que esse seja não devemos temê-lo. 
      Ao homem malicioso reajamos com silêncio, com distanciamento, entreguemos nossas causas a Deus e aguardemos dele a resposta, aliás, tudo o que leva a perda de paz é Deus alertando, “afaste-se e permita que eu aja”. Entendamos, contudo, que existe uma armadilha em certas situações, algumas pessoas manipulam suas armas sujas de um jeito que acabam nos convencendo que mandam em nós, que dependemos delas, que têm algum poder sobre nossas vidas, tal o terror que nos causam. Isso é uma mentira na qual podemos acreditar se não estivermos atentos e firmes no Senhor. 
      Se tua necessidade for justa, confie em Deus, se teu direito for legítimo, confie em Deus, se você estiver certo, confie em Deus, e mesmo se estiver errado, acerte-se com Deus e nele confie, mas nada, absolutamente nada é motivo para temermos o homem ou entrarmos em embates que coloquem nossa paz em risco. Dependemos só de Deus, ainda que respeitando principalmente os que estão de alguma forma em posições hierárquicas superiores a nós, mas se esses agirem com algum tipo de maldade, não os temamos, o Senhor trabalha pelos sinceros que confiam suas causas a ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário