quarta-feira, novembro 03, 2021

Devedores de amor

      “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.Romanos 13.7-8 

      Quando passar pela tua cabeça que você não tem nada pendente para orar, que não tem um motivo para buscar a Deus, que não tem algo que te preocupe ou que esteja faltando a você para pedir ao Senhor, além do que normalmente já pede, pergunte-se se tem amado o suficiente. Amar mais é sempre um desafio para vidas que querem conhecer mais a Deus. Sempre seremos devedores de amor a alguém, e isso sempre será mais que um bom motivo para nos humilharmos diante do Senhor.
      Isso não significa nos submetermos a qualquer espécie de violência, esse afeto estranho, que muitos acham que é amor, pode ser só carência mal resolvida e falta de auto-estima, doenças emocionais a serem tratadas. Por outro lado para amar pode bastar exercemos paciência, pararmos com o que estamos fazendo um pouco e ouvirmos alguém, deixando que a pessoa desabafe. Às vezes isso é tudo que alguém precisa para ser curado, para achar uma solução, para se sentir vivo, se ouvir.
      Pense bem, não tem nada nesta vida que desperte tua atenção, mostrando a necessidade de mais amor? Pessoalmente me entristeço profundamente ao ver muitos que se denominam cristãos manterem preconceito contra homoafetivos, usando equivocadamente o texto de Gênesis 1.27. Precisamos orar por cristãos assim, para que tenham as mentes iluminadas para entenderem o que Deus realmente pensa sobre sexualidade, e o que de fato é pecado que desagrada ao Senhor. 
      Quando temos um encontro real com Deus conhecemos o amor, só quando isso ocorre conseguimos amar. No amor não existe condenação, ódio de espécie alguma, nem pelo ódio. Isso não significa que não haja santidade, mas ela é exercida com humildade, numa prática de vida que constrói pontes, não muros. Só ama quem foi amado, mas precisamos autorizar para sermos amados, senão seguiremos mal amados e odiando, ainda que nos achando “guardiões” da palavra divina. 
      Enquanto houver uma pessoa neste mundo com falta de amor teremos motivos para amar mais, ainda que seja só através de uma oração. Enquanto houver conflitos políticos, ideológicos, que façam inocentes sofrerem, que oprimam minorias, que incentivem preconceitos, e pior ainda, que usem em vão o nome de Deus, o cristianismo, a Bíblia, para apoiar falta de amor, teremos motivos para amar mais e orar para que a humanidade entenda e viva de fato o amor genuíno de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário