quinta-feira, novembro 04, 2021

Livre-se de ídolos mentais

      “Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.Salmos 119.113

      Sabe uma coisa que gruda em tua mente e te mantém pensando nela, pode ser dolorosa ou prazerosa, tanto faz, mas que te controla de um jeito, que por mais que você queira pensar em outra coisas insiste em te obsidiar, de maneira que se não conseguir se livrar dela como pensamento poderá ser levado a pô-la em prática? Essa coisa se tornou um ídolo pra você. Só Deus, através de uma experiência espiritual legítima, pode nos habitar sempre e sem danos, mas tem que ser Deus de verdade, não uma ideia religiosa criada e mantida racional e emocionalmente. 
      Deus atua pelo seu vivo Santo Espírito em nosso espírito, que depois deixa virtudes morais em nossas mentes e em nossos sentimentos, outra coisa, mesmo que demos o nome de Deus, é ídolo. Ídolos são vazios, são morte, são mentiras, eles não entregam paz, ainda que possam parecer a princípio prazerosos, só sugam nossa energia vital. Os ídolos mais comuns são os vícios, que por darem prazer fácil podemos mantê-los para nos consolarem da dor da solidão, das culpas e do medo. Assim, trocamos um ídolo que dói por outro que depois vai doer também.
      Se alguém diz ou faz algo e isso gruda obsessivamente em nossas cabeças, incomodando-nos como um vício, é porque a presença dessa pessoa em nossas mentes se tornou um ídolo, e como tal passamos a temê-lo, pode parecer-nos maior até que Deus. Se ainda depois de colocarmos nossas vidas de oração em ordem, pedirmos perdão a Deus, nos perdoarmos, a presença mental persistir, temos que tomar uma decisão racional de parar de adorar, às avessas, esse ídolo. Crítica não adequadamente digerida, de toda espécie, são portas para ídolos mentais obsessores. 
      Adorar a Deus e colocá-lo tranquilamente no trono de nossos corações, é remédio para afugentar ídolo ladrão de paz e carente de devoção que não merece. Se estamos mentalmente cansados, também podemos nos tornar presas mais fáceis de ídolos mentais, assim, após fazermos uma oração simples e de fé, aprumando nossa relação com Deus, termos um período de descanso ou de sono pode ajudar. “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.” (Salmos 42.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário