sábado, outubro 08, 2022

Deus fala por parábolas (69/92)

      “Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.” Mateus 13.13-15

      Boa parte das maiores verdades registradas na Bíblia está escondida nas parábolas, essas por si só contêm mistérios e podem tanto ser entendidas ao pé da letra quanto por uma interpretação mais profunda de suas figuras. As parábolas também são mais difíceis de serem alteradas em traduções, versões e compilações do cânone bíblico, elas existem no antigo testamento, mas Jesus as usava de maneira especial. Eram e são didáticas para os mais simples, assim como chaves para tesouros espirituais que os “iniciados” entendem, aqui vou usar o termo “iniciados” me referindo aos que buscam a Deus com mais intimidade. Nisso se revela o amor do Senhor, sendo tão alto e sábio não nega sua luz a ninguém, mas trata a todos de maneira específica, respeitando limites e escolhas. Jesus disse muito mais que aquilo que é ensinado nas igrejas, os que têm ouvidos e olhos espirituais ouvem e veem o que o Espírito Santo pode ensinar aos que querem aprender. 
      Contudo, além dos simples e dos íntimos, Jesus tinha o objetivo de atingir um terceiro grupo de pessoas através das parábolas, aqueles que já não eram (ou não se consideravam) simples, mas que também não aceitavam os mistérios de interpretações mais profundas. Aos que não abrem os olhos, as trevas são impostas, não pelo ambiente externo, mas pelo seu arrogante mundo interior. É sobre esses que se refere o texto inicial de Mateus, não é sobre o povo mais simples, mas sobre a liderança religiosa israelita do início do primeiro século. Jesus nos ensina algo com muita clareza, que os que menos podem conhecer os textos religiosos podem ser justamente os líderes, que mais acham que sabem, pois interpretam os textos e os usam para suas conveniências, não para servirem ao próximo e ao Senhor. Por isso devemos buscar bons líderes e acatá-los, mas sempre colocando em Deus nossa confiança maior, não em homens e no que esses dizem sobre o Senhor. 
      Com relação às nossas necessidades triviais e principalmente materiais, nossos empregos, o sustento de nossas famílias, mesmo o caminhar de nossos filhos e cônjuges no mundo, Deus nos fala sempre e de forma direta e simples. Manter nossas existências com dignidade é prioridade para nós e para nosso pai, contudo, a vida com Deus pode ser mais que isso, por isso dons espirituais e consagrações e orações mais intensas. Insto que o Espírito Santo tem mais a nos dizer que seus consolos diários, mais a nos entregar que o perdão de Deus em Cristo, mas a operar que ações que achamos ser extraordinárias (“milagres”) em momentos especiais de nossas vida. Muitas coisas sobre o mundo, os tempos, os homens, os seres espirituais, o universo e a vida eterna, Deus pode revelar aos que estão preparados para saber e o buscam da maneira correta. Com obediência, santidade, humildade e fé, que perseveram na busca, muitas respostas podem ser recebidas. 
      Duas coisas preciso dizer aos que sentem de Deus fazerem uma busca espiritual mais profunda: depende de nós, e, Deus se revela aos poucos. Muito se fala e se pergunta, por exemplo, sobre vida em outros planetas e o.v.n.i., mas você já questionou a Deus sobre isso? Muitos dizem que não perguntam a Deus sobre assuntos assim porque são bobagens, inúteis, contudo, lá no fundo de seus corações têm algum prazer em ler sites de teorias de conspiração a até creem um pouco no que esses lugares dizem. Eis um exemplo de algo que já perguntei a Deus e tive resposta, qual foi a resposta? Bem, eu a guardo para mim, se quiser saber pergunte você a Deus. A iniciativa de buscas mais profundas é nossa, Deus respeita isso e se nós não buscarmos ao Senhor seguiremos vivendo só com o que sabemos. Se temos curso técnico, Deus nos permite empregos como técnicos, mas se temos curso superior, Deus nos permite empregos melhores, depende de nós estudarmos mais.   
      O uso por Jesus de parábolas se refere à forma como o Espírito Santo trabalha em nós para nos revelar mistérios, uma forma gradativa. Somos limitados muito pelo medo, e quando temos um entendimento fechado de que algo é proibido para nós porque entendemos que a Bíblia proíbe, isso bastará para que nem questionemos certas coisas. Assim, a primeira coisa a entender é o que é a Bíblia, palavra ipsis litteris de Deus, ou só registros de homens de tempos antigos que tiveram experiências com Deus? Deus não desceu do céu e escreveu algo em uma pedra, um pergaminho ou um papel, e se Jesus escreveu alguma coisa não temos isso em mãos hoje, o que temos são textos de segundos ou de terceiros, além da tradição oral, que mais ainda perde do original no tempo. Aceitar algo como verdade final porque está na Bíblia, não deve nos impedir de questionar e levar esse questionamento ao Deus vivo em oração, contudo, ainda assim, Deus nos mostrará as coisas com muito cuidado. 
      Muitos teólogos por terem estudado muito as doutrinas tradicionais, por conhecerem o cânone bíblico de cabo a rabo, por lerem os idiomas originais da Bíblia, por terem graduações e pós-graduações em religiões, se acham profundos conhecedores do mundo espiritual, mas podem ser apenas extremos conhecedores do raso. O profundo e o escondido só o vivo Espírito Santo, não a letra morta, pode revelar. Conhecimento implica em mais e sérias escolhas, será que o curioso inicial está preparado para isso? Deus não quer que nenhum se perca, melhor um formado no curso médio e feliz, que um infeliz com curso superior incompleto. Livre arbítrio, Deus o respeita muito, sempre nos perguntará e pedirá que confirmemos a resposta, para saber se estamos preparados para seguir, se saber não nos levará à perdição. Nossa prática moral deve acompanhar nosso conhecimento espiritual, se é de Deus funciona assim, saber mais deve nos tornar mais santos e mais humildes. 

Leia nas três próximas postagens 
as outras partes da reflexão 
“Verdades sobre a Bíblia”
José Osório de Souza, 18/02/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário