quinta-feira, outubro 06, 2022

Reina o Senhor, regozije-se a terra (67/92)

      “Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas. Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu trono. Adiante dele vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor. Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e estremece. Derretem-se como cera os montes, na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos veem a sua glória. Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses.” Salmos 97.1-7

      “Reina o Senhor, regozije-se a terra”, isso significa que a humanidade em todo o planeta Terra pode ser feliz porque Deus existe, tudo controla, ama a todos e atua ativamente para que todos vivam em paz. É bonito dizer isso, talvez o escritor do Salmo 97, com a visão pequena de mundo de seu tempo, pudesse dizer que havia felicidade na Terra, principalmente levando-se em consideração, que para ele, se a nação de Israel estivesse materialmente bem, a vontade do Senhor estaria sendo feita. Contudo, hoje, no século XXI, com celular e internet na mão, sabemos que existe muita infelicidade no planeta, muita injustiça, muito preconceito, muito poder nas mãos de poucos. Ainda assim Deus reina? Sim, só que hoje podemos entender que a responsabilidade de melhorar o mundo é nossa, não de Deus, ele só respeita nosso livre arbítrio. 
      O homem israelita do antigo testamento usava muito a diferenciação “nós e eles”, amigos e inimigos, santos e ímpios, judeus e gentios, infelizmente muitos evangélicos atualmente teimam em viver um cristianismo baseado nesse conceito, que podia até não ser inadequado ao israelita do antigo testamento, mas é hoje após a missão de Jesus. No Cristo espiritual não existe “nós e eles”, mas só “nós”, quem não aceita isso mantém o conservadorismo e os preconceitos, empodera o Diabo e o inferno, diminui Deus e seu amor revelado de forma tão clara na vida do Cristo homem. Será que não devemos ver a Bíblia como um livro histórico? E com história não entenda fatos reais, mas registros imperfeitos de homens, ainda que homens com maravilhosas experiências com Deus. Talvez essa ótica nos conduza à verdade mais alta.
      Deus, mundo, seres físicos e espirituais, quais as dimensões disso tudo? Alguns ensinos chamam a atenção no Salmo 97, em primeiro lugar sobre Deus, que é avaliado sob duas perspectivas. A primeira delas é material, uma reflexão veo-testamentária não pode deixar de olhar Deus como uma grandeza e uma potência material, um homem que vivia em guerras e que precisava de sua força física para sobrevivência no mundo, antes da revolução industrial e de outros marcos civilizatórios, interpretava o Deus maior como o maior e mais forte em termos objetivos. A afirmação “derretem-se como cera os montes, na presença do Senhor” é significativa para demonstrar o Deus todo-poderoso, nos passa a impressão de uma capacidade que não precisa nem agir ativamente, basta sua proximidade para imensos corpos materiais se desfazerem.
      Deus também é avaliado espiritualmente, e aí é compartilhado uma virtude exclusiva de Deus, elevação moral mais alta. Podemos entender esse conceito de duas maneiras, uma é comparando Deus a outros “deuses”, e na época outros deuses eram formatados fisicamente em imagens de pedra, madeira e outros materiais. Essas formatações, como matéria física, eram vazias e mortas, mas enganam-se os que acham que os que fabricam imagens ou desenham figuras “adoram” só aquilo que os olhos físicos veem e o que suas mãos podem tocar e levar. Esculturas e figuras são só representações de entidades espirituais, são usadas para que se tenha algo para se focar mental e emocionalmente, mas que permitem o estabelecimento de comunicação com o plano espiritual, com seres vivos e inteligentes, ainda que moralmente baixos. 
      A outra maneira de entendermos a elevação de Deus é que ele não é só superior a ídolos materiais, mas também, e principalmente, mais elevado que as entidades espirituais que são focadas quando uma imagem é adorada. Por isso a “os que servem a imagens de escultura”, segue “prostrem-se diante dele todos os deuses” (Salmos 97.7). Essas ídolos podem ser falsos deuses porque não podem abençoar os homens como Deus abençoa, mas não são mentiras, existem e ainda que a princípio sejam só imaginação de mente humana maldosa ou transtornada psicologicamente, acharão no plano espiritual algum espírito enganador afoito por ser adorado, ansioso para ser ouvido, pelos homens no plano físico. Por isso comunicação espiritual que não seja com Deus é proibida na Bíblia, não por ser impossível, mas por ser perigosa e inútil.

Leia na postagem de amanhã 
2ª parte da reflexão sobre o Salmo 97

Nenhum comentário:

Postar um comentário