sábado, outubro 22, 2022

O fim revela o que sou (83/92)

      “ E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. 
      E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 
      “Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.
      “Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam.” 
Marcos 13.3-6, 9, 30

      O conceito do fim do mundo, ainda que baseado em palavras puras de Deus, foi construído e mantido por homens e pelos frutos que esses homens deram e dão. Nas religiões que esses homens criaram, podemos saber que eles não tinham e não têm as intenções mais puras de quem de fato anda em comunhão com Deus. Como podemos aceitar que a igreja católica, com todo seu histórico de aliança com paganismo, inquisição, amor às riquezas e idolatria, pode nos dizer o que é a palavra de Deus?
      Com relação a muitos protestantes e evangélicos um axioma interessante é usado. Eles creem num fim do mundo literal e se acham mais espirituais por isso, porque pensam que creem na Bíblia sem duvidarem dela, não duvidam porque acham que obedecendo a Bíblia obedecem a Deus, visto que creem que a Bíblia é a palavra de Deus. Mas o que esses não aceitam é que o que acham ser a palavra de Deus é só o que eles pensam ser, e uma palavra sustentada por religiões humanas e imperfeitas.
      Conhecemos alguém não pela teoria, mas pela prática, nessa três frutos são fundamentais: santidade, humildade e amor. O santo o é dentro de si, não só na aparência farisaica, no legalismo que só “não bebe, não fuma e não fala palavrões” e que defende falso moralismo por vaidade. O humilde não entra em discussões, principalmente se têm melhores argumentos, quem sabe, cala, não joga pérolas aos porcos. Mas quem ama não considera ninguém porco ou inimigo, tem paciência com todos. 
      Por mais que eu veja sinceridade e fé em muitos evangélicos que creem em fim do mundo equivocado, não acredito que isso seja só um engano menos importante. Ainda que eu creia que Deus abençoe a todos, até heréticos e desviados dentro de igrejas, penso que a um posicionamento errado sobre algo tão importante como fim do mundo, juntam-se dificuldades em outras áreas da vida, que se ainda não vieram à tona, virão. Deus não pode ajudar e proteger quem teima na mentira, não sempre.
      Deus tem tido muita paciência com os seres humanos, e sempre terá principalmente com os cristãos, mas esses têm teimado em permanecerem como crianças, sabendo o mínimo e interpretando a palavra de Deus como quem lê estórias da carochinha, e não verdades divinas eternas, ainda que se achem teólogos. Nessa infantilidade estão também doutores de teologia diplomados, que apesar dos estudos que têm, olham com microscópio a superfície, não cavam fundo com pás, assim só sabem mais do mesmo.
      A luz é o Espírito Santo, não nossos intelectos, nossos achismos, nossas opiniões pessoais, entende isso os amorosos, santos e humildes. Mas mais algum tempo e muitos serão acordados, ou não, visto que o ser humano é hábil para achar mesmo na palavra de Deus aprovação para entendimentos que sejam agradáveis aos seus ouvidos. Seja como for, quem não entender isso aqui, entenderá na eternidade, ainda que os frutos ruins dos anti-cristos estejam aí para serem vistos por quem tiver olhos espirituais.
      Nem sempre a Bíblia nos ensina por interpretação literal que fazemos dela, mas sempre nos ensina pelos princípios. “Que ninguém vos engane porque muitos virão em meu nome e enganarão a muitos”, quem vem em nome de Cristo vem dentro de igrejas cristãs, não no mundo, contudo, muitos evangélicos fazem guerras com inimigos de fora, enquanto deixam passar os inimigos de dentro, como católicos têm aceitado por séculos um catolicismo pagão que quer um reino de Deus no mundo. 
      “Vos entregarão às sinagogas”, Jesus se refere a inimigos dentro de sua religião, e como esses inimigos queriam um messias como o rei Davi, que os livrasse do império romano no mundo, querem religiosos atuais um fim do mundo literal. Percebem como o princípio é o mesmo? Literalmente Jesus podia se referir à destruição do Templo de Jerusalém, que ocorreu em 70 d.C., já que disse que não se passaria uma “geração”, e às perseguições que cristãos teriam até o estabelecimento do catolicismo. 
      Como outras profecias, a da passagem bíblica inicial é uma que já pode ter se cumprido, não se referindo a algo que ocorrerá só no fim do mundo. É claro que os que querem um fim de mundo à sua maneira, vão dizer que a palavra “geração” pode ser interpretada de outra forma, mas sendo assim podemos interpretar a Bíblia de formas diferentes, e todos poderemos dizer que estamos obedecendo uma palavra de Deus. Mas qual é de fato a palavra de Deus sobre o fim do mundo? É mistério. 
      Não estou dizendo que o que muitos pensam do fim do mundo está totalmente errado, que evangélicos, aos quais falo em primeiro lugar porque são os da minha “casa”, devem crer diferentemente. Não, esteja em paz naquilo que crê e que te trouxe até aqui com Jesus, contudo, tenha cuidado, religiões e teólogos não sabem tudo. Deus pode só ter permitido a você saber o que você pode saber para estar perto dele, nem sempre convicção é sinal de espiritualidade, pode ser só falta de humildade.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário