sábado, outubro 29, 2022

Só outra teoria de conspiração (90/92)

      “Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra.Provérbios 20.17-18

      Os de direita veem teoria de conspiração na esquerda, os de esquerda veem teoria de conspiração na direita, os cristãos veem teoria de conspiração na mídia, os não cristãos veem teoria de conspiração nos cristãos, religiosos veem teoria de conspiração na ciência, ateus veem teoria de conspiração nos religiosos. A conclusão que chegamos é que ou existem muitas conspirações secretas sendo armadas ou não existe nenhuma, são os seres humanos que são propensos a imaginarem teorias conspiratórias, eu fico com a segunda opção, com convicção.
      Não nego que até existam propósitos secretos, mas muito mais ligados a empresas, para conquistarem consumidores e terem mais lucro econômico, que para propósitos religiosos, espirituais e mesmo políticos, para se dominar o mundo e se fazer papel de deus. Pessoalmente tenho uma regra inicial, não acredito em teorias conspiratórias, elas dariam um trabalho desnecessário para existir, há meios mais práticos de se obter objetivos neste mundo, e repito, a prioridade dos maus é grana. Teoria de conspiração é mentira e é concebida por mentirosos com propósitos.
      Pode existir só uma teoria, a mais eficiente, fazer as pessoas crerem em teorias conspiratórias. Apesar de haver probabilidade de existir vida inteligente em outros planetas, ela pode estar muito longe daqui, e se alguém conseguir chegar até aqui poderá estar moralmente avançado, tanto quanto cientificamente, e não se deixará ser percebido, respeitando nosso nível inferior de evolução. Mas isso também é uma teoria. Por outro lado, dizer que coisas acontecem por causa de extraterrestres é conveniente para quem não quer revelar a verdade, e eis outra teoria.
      O que leva a essa tendência é a ignorância, quem não sabe e muitas vezes não quer saber, cria fantasias na cabeça. Quanto mais o ser humano se informar com a verdadeira ciência e com o verdadeiro conhecimento do mundo espiritual, menos teorias serão inventadas. Infelizmente, imaginar pode ser mais prazeroso para os ociosos, não entendem que a realidade é muito mais fantástica e muito mais prazerosa que a ilusão. Depois de vida inteligente fora da Terra, religião e política são as áreas preferidas para teóricos de conspirações imaginarem coisas.
      Um mecanismo de teoria conspiratória é a necessidade de se achar opositores, isso conforta quem não quer aceitar que a verdade não está lá fora, mas dentro dele, o diabo não são os outros, mas ele próprio. O exagero em ver teorias de conspiração pode ser efeito de ou conduzir a transtornos psiquiátricos, mas em qualquer nível não é sadio. É diferente de apreciar ficção, em livros e filmes, por exemplo, nesse caso é até salutar, exercício de imaginação, vislumbrar de possibilidades, mas sempre com limites para que não se torne escapismo doentio. 
      Outra satisfação que pode ser achada em teorias conspiratórias é a existência de seres poderosos, no plano espiritual ou no físico, aos quais podemos aliar coisas que não entendemos, mas que gostaríamos que fossem explicadas do nosso jeito. Por isso algumas teorias agradam a alguns e outras a outros, se vê o que se quer ver, a realidade criada pela teoria não está na realidade do mundo ou do plano espiritual, mas dentro da cabeça do que nela acredita. Por isso quem acha uma teoria para chamar de sua se sente tão confortável com ela e até ajuda a inventá-la.
      Contudo, temos que entender que teorias de conspiração são instrumentos úteis nas mãos de quem quer controlar as pessoas para poder usá-las, principalmente dando a elas motivos para terem medo. Depois que o falso medo é implantando, quem o disseminou se coloca como o que vai combater o medo. Teoria de conspiração pode ser arma de líderes políticos e religiosos inescrupulosos, que não querendo resolver problemas reais, porque são difíceis ou porque não valem a pena resolver, criam falsos problemas e se colocam como solução para esses. 
      Uma característica da teoria conspiratória é que possui explicações complexas, de modo que quem por ela é enredado sente-se apropriando de um conhecimento profundo sobre algo, que outros não viram a relevância, mas que ele viu. Dessa forma teoria de conspiração apela para a vaidade das pessoas que se acham sinceramente mais lúcidas que os que não creem na teoria. Quem crê em teoria conspiratória se vê como paladino da verdade, quase que numa missão profética de levar luz a aprisionados pelas trevas, por isso religião é terra fértil para teorias. 
      Creio que os que mais têm interesse em teorias conspiratórias são os seres espirituais das trevas, e isso também pode ser uma teoria. Eles não têm corpos físicos, não podem se satisfazer pelos apetites e capacidades da matéria, assim satisfazem-se inventando mentiras e torturando o que nelas crê. Na maior parte das vezes a própria figura de um anjo caído controlando o mal é teoria da conspiração, que originou-se no início da humanidade no planeta, quanto o ser humano ainda não tinha conhecimento científico e discernimento moral e espiritual.
      Como diz o texto bíblico inicial, teoria de conspiração pode ser agradável no começo, se mostra iluminadora de mistérios, de coisas que não se tem controle, cria inimigos para se odiar, deuses para se adorar, mas depois deixa desgosto. O sábio ouve outras opiniões, pesquisa o assunto sabendo o que é dito contra e por quem é dito, não por especuladores maliciosos, mas por cientistas ou espiritualistas idôneos, conforme a área. Cai fácil em mentira quem se fecha em bolha, ouve só o que gosta de ouvir de quem pensa como ele, e que não busca a Deus. 
      Você pode ler esta reflexão, reavaliar muitas de suas crenças, orar e quem sabe, até mudar de opinião em alguns assuntos. Contudo, você também pode fazer a leitura e considerar este texto só mais uma teoria de conspiração, a escolha é tua. Não tenho a pretenção de me colocar como dono de alguma verdade, só compartilho minhas opiniões e conclusões, sempre baseado em vida prática com Deus e com a vida no tempo. “Ninguém se engane a si mesmo, se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio” (I Coríntios 3.18). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário