terça-feira, outubro 25, 2022

O poder dos símbolos (86/92)

      “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.I João 1.7

      A reforma protestante negou o poder dos símbolos, e em última instância, para aqueles que atingem espiritualidade mais iluminada e madura, não há necessidade de símbolos materiais para se ter uma experiência com Deus, digo isso com o respeito que tenho com todos que pensam diferente. Não estou dizendo com isso que protestantes e evangélicos tenham maturidade ou que desfrutem de toda iluminação, que sejam por isso melhores que católicos ou outros religiosos. 
      Mesmo que seja só por ideias, símbolos ainda podem ser usados, amarrando o ser humano na infantilidade espiritual que não vê muito mais que quem usa símbolos materiais. A diferença é que a reforma protestante colocou o homem num contato mais direto e reto com o Altíssimo, pela fé exclusiva em Jesus, ainda que negue a maior parte das capacidades que o Espírito Santo pode dar aos seres humanos para conhecerem mais profundamente o mundo espiritual.
      É inegável que os seres humanos precisam de símbolos materiais para concentrarem sua fé, para focarem pensamentos e sentimentos, ainda que muitos não tenham exatamente a noção de com quem estão se comunicando de fato. Assim, imagens em figuras e estátuas de homens e mulheres que já morreram e foram proeminentes em suas crenças, mesmo de arcanjos, de entidades e de outros seres espirituais, ajudam os seres humanos a terem a atenção de seres no plano espiritual. 
      Sim, nenhuma fé fica impune, nenhum intenção mental e emocional direcionada ao plano espiritual é em vão, acreditem nisso protestantes e evangélicos. Há poder nos símbolos desde muito tempo, como o antigo testamento tão bem nos descreve quando fala de “falsos deuses”, ainda que venham à mente de muitos evangélicos mal informados, quando leem sobre idolatria, só estátuas de pedra, madeira ou outro material, vazias, que não podem interagir com os seres humanos. 
      O ser humano precisou, e vejam que usei o verbo no passado, de símbolos nos tempos antigos, ainda que num estado de excessão. A história de Israel no antigo testamento é a de um Deus espiritual tentando convencer a humanidade que símbolos materiais são desnecessários. Mas o motivo de vermos isso com tanta ênfase em tantas passagens, seja pelos registros de Moisés, dos juízes, dos reis ou dos profetas, não era para ensinar que outros deuses não existem, mas que não são confiáveis.
      Não vou entrar em detalhes, mas a coisa funciona mais ou menos assim. Se você moldar uma estátua, ou desenhar uma imagem, de um ornitorrinco, por exemplo, então, invocar o mundo espiritual focado nisso, achará algum “ser espiritual” que se identifique como tal. Seres espirituais ”inferiores” são vaidosos, carentes por interação e adoração, como não querem se render a Deus querem ser deuses e encontram em seres humanos, assim como em outros espíritos ”inferiores”, atenção. 
      Por isso construção física de símbolos espirituais é tão perigosa, não fazemos ideia de quem responderá se chamarmos por eles. O mundo espiritual é complexo, usando um termo cristão, existem toda espécie de “demônios” e “diabos”, seres das trevas em vários níveis de hierarquia. Se são das trevas não são da luz, assim não são da verdade, mas da mentira. Qualquer ser espiritual é espírito, espírito não tem corpo, mas os ”mais baixos” são ligados à matéria, por isso tem predileção por símbolos.

Leia nas duas próximas postagens
as outras partes desta reflexão

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