quinta-feira, outubro 27, 2022

Quem é Deus senão o Senhor? (88/92)

      “Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.Salmos 18.31-32

      Um texto nem sempre nos ensina só pelo que diz, pode dizer-nos muito nas entrelinhas e ensinar mesmo pelo que não diz. A Bíblia é coletânea de registros históricos, assim, um entendimento mais abrangente dela se faz verificando vários aspectos, língua original, história, geografia, respeitando contextos, então, transferindo, se possível, para a realidade do leitor. Entender que a pergunta de Salmos 18.31 é só a declaração do “rochedo” que nosso Senhor é, é útil, mas a pergunta pode nos dizer mais, se nos aprofundarmos na sociedade do escritor e do antigo testamento de maneira geral. Por que o salmista faz a pergunta? Ele busca algum reforço na resposta? Qual?
      Quem é Deus senão o Senhor? Hoje em dia, após quase dois mil anos de doutrinação cristã, isso é questionamento que não fazemos, temos gravado na mente que só existe um Deus e ele é todo-poderoso. No tempo do antigo testamento isso não era bem assim, cada nação tinha seu “deus” e mesmo mais de um, politeísmo era comum. Em Salmos 86.12a há uma citação interessante, “entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor”. Os “outros deuses” não são negados, só são colocados numa posição abaixo de Deus, assim, mesmo entre os israelitas é discutível afirmarmos que eles criam na existência de um único deus, ainda que convictos que seu Deus era o mais poderoso de todos.
      Em muitos textos bíblicos o registro dos escritores sobre deuses é feito de maneira exotérica, não esotérica, assim referem-se a estátuas e imagens, aos símbolos materiais usados para foco mental e emocional, portanto, de conhecimento popular e exotérico, não ao que era invocado no plano espiritual através desses ícones físicos, os espíritos malignos ou “deuses”, de conhecimento muitas vezes só de “iniciados”, o esotérico. Talvez hoje, com o neo-politeísmo que anda surgindo, principalmente pela promoção, por exemplo, de religiões afros e de povos originais (e aqui não exerço qualquer juízo de valor, só faço constatação “técnica”), Salmos 18.31 tenha relevância. 
      A verdade é que Deus ocupa uma posição espiritual única e eterna, nele está Jesus, com ele o Espírito Santo conecta todos os que o buscam. É assim ainda que abaixo dele principados e potestades de toda sorte de seres espirituais, da mais alta luz às trevas mais intensas, existam e possam ser acessados. Esse acesso a outros seres é prudente de ser feito? Não. Mas é possível? É. O termo falso deus é inapropriado em muitos casos, Deus só existe um, mas abaixo dele seres espirituais podem se colocar como deuses, também são verdadeiros, mesmo que não sejam Deus. Com verdadeiros não dizemos que sejam bons, podem ser maus, mas são reais. Falso deus mesmo é o homem arrogante. 
      Enganam-se muitos cristãos que pensam que pessoas de outras religiões são enganadas por deuses que se dizem algo quando são outra coisa, assim, como falsos deuses. Quem busca outros deuses sabe muito bem quem está buscando, sabe que não são Deus, e os espíritos desligados da luz mais alta de Deus, enquanto guias de religiosidades oficiais e provadas no tempo, também se identificam corretamente. Espíritos enganadores, que podem se passar por outros, inclusive, numa presunção muito grande até por Deus, são menores, geralmente são os que se apossam de indivíduos, esses são repelidos até em meios espíritas, não sendo “expulsos” só em igrejas evangélicas. 
      Muitos evangélicos e mais ainda protestantes tradicionais, mais próximos às doutrinas da reforma, têm um conhecimento superficial e às vezes enganoso do mundo espiritual, de demônios, diabos e outros. Pessoas que se relacionam com o mundo espiritual de maneira mais séria e profunda, ainda que não com Deus por Cristo e no Espírito Santo, não ficam necessariamente possuídas violentamente, perdendo controle de mentes e corpos. Se um evangélico acha que pode entrar numa sessão espírita kardecista, por exemplo, e expulsar demônios, se equivoca, a coisa é um pouco mais complexa. Mas sim, quem se envolve com algo que é proibido na Bíblia pode correr riscos sérios. 
      Não é adequado usar Efésios 6.12-13, “porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais, portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”, para jogar responsabilidade no diabo por algo que é livre arbítrio humano. Contudo, esse texto se aplica corretamente à batalha espiritual, necessária quando alguém está intensamente amarrado a um problema e a espíritos maus. Mesmo dores que a medicina não acha a causa, podem ser efeito de opressão espiritual prolongada. 
      Seres espirituais, que acham harmonia em modos de vida errados, ligados a vícios, a culpas e a outras dores não resolvidas em Deus, podem torturar pessoas. Nesse caso nossa luta é conversar com a pessoa para que ela escolha um modo de vida diferente, mas também é orar para que espíritos maus, que entraram em sintonia com ela, não a atormentem mais, nem tentem nos revidar por estarmos ajudando-a. Cuidado, ao se envolver com problemas sérios, o mal pode se voltar contra você, por isso é necessário convicção de que Deus nos autorizou a nos envolvermos, e firmeza para depois permanecermos protegidos com a armadura de Deus, senão tentativa de cura pode até piorar a doença.
      Outra lição que aprendemos no salmo 18 é a resposta dada no versículo 32 à pergunta do versículo 31: “Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho”. É impossível existirmos sem comunhão com Deus, pobres dos ateus e materialistas que tentam viver sem crer no espiritual, ou que só confiam na ciência. Se Deus não te fortalecer, não saia para a batalha, poderá até ter vitória, mas ficará ainda mais fraco e susceptível às retaliações de espíritos maus, e não duvide, eles contra-atacam, esperam o momento melhor e jogam sujo. Peçamos a Deus que aperfeiçoe nosso caminho, de maneira que possamos fazer as melhores escolhas, sem ingenuidade ou irresponsabilidade, fortalecidos nele.

      “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.Romanos 16.27 

Leia nas duas postagens anteriores
as outras partes desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário