quinta-feira, outubro 13, 2022

Que poder teremos no céu? (74/92)

     “Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 2.25-29

      Que poder terão os homens na eternidade, como privilégio por terem guardado a vontade do Senhor até o fim? Seria poder como aquele que os israelitas podiam exercer sobre os que venciam em batalhas, aqueles que em relação a eles estavam numa posição inferior, por isso, como superiores, tinham direito de escravizar e tomar despojos? Seria um poder físico, beligerante, opressor? Ou seria a autoridade que Jesus tinha quando encarnado, sobre os seres humanos de maneira geral, inferiores a ele espiritualmente, mas que para os quais o Cristo ensinava com amor, respeitava os limites com misericórdia, mostrava o melhor caminho para Deus com humildade, não era de forma alguma opressor, ainda que com firmeza e luz? 
      O próprio João, quando registrou o livro de Apocalipse, interpretou as revelações que recebia pelo Espírito Santo sob sua inteligência moral e intelectual, conforme um homem do seu tempo, por isso ele usou palavras para ensinar o povo de seu tempo, e as palavras foram duras, “com vara de ferro as regerá, e serão quebradas como vasos de oleiro”. Eis outro texto bíblico que nós, cristãos do século XXI, precisamos entender sob a ótica do Espírito Santo, que sempre revela a vontade de Deus de maneira gradativa, condizente com a inteligência moral e espiritual do momento histórico que o homem vive, contudo, essa interpretação mais espiritual não é nova (e nem minha), é a de Jesus.
      Interessante que mesmo o apóstolo do amor, que tanta intimidade teve com o Cristo encarnado, também estava limitado à visão religiosa da velha aliança judaica, mas e quanto a você, será que pensa que na eternidade a mais alta espiritualidade será demonstrada como diz o texto, se interpretado ao pé da letra? Se crê assim, eu respeito, aliás é uma posição comum na teologia cristã tradicional, eu porém creio diferente. Existirão diferenças no mundo espiritual, e os superiores terão um trabalho a fazer, não o de um duro domínio sobre os inferiores, mas como mestres conduzindo em amor esses ao Deus altíssimo, eu pelo menos aprendo isso com as palavras e as atitudes de Jesus, lendo os evangelhos. 
      Sim, existirá uma regência firme, porque não haverá mais “jeitinhos” de se afastar de Deus, e também os espíritos serão quebrados como vasos do oleiro, mas não para serem destruídos, mas quebrantados, para que através da humildade achem o caminho para Deus. Estou me arriscando a compartilhar crenças pessoais que vão além de muito que ensina o cristianismo tradicional, mas não se escandalize, apenas pense um pouco, ao invés de só ler o texto bíblico e aceitar a interpretação do senso comum cristão. O céu será um lugar só de louvor e comtemplação para os salvos? O texto inicial, mesmo interpretado ao pé da letra, diz que não, administrar poder sobre as nações, seja lá o que isso signifique, é um trabalho.  
      Muitos, apesar de conhecerem a Deus e de buscarem o conhecimento de sua vontade para suas vidas, ainda vivem neste mundo aquém da melhor espiritualidade de Deus para eles, são os teimosos que permitem que o Espírito Santo entre em seus corações, mas só até um ponto. Esses seriam os que não guardam até o fim as obras de Deus? Que por isso terão algo a aprender, mesmo na eternidade? Se for isso, quem os ensinará? Serão os que foram fiéis a Deus até o fim, ninguém se engane com relação a isso, e muitos se espantarão quando verem doutores, mestres e mesmo líderes, que no mundo tinham posições importantes, serem na eternidade alunos dos que no mundo eram seres considerados marginais e inúteis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário