quarta-feira, setembro 13, 2023

A honra de perdoar

      “Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.” Salmos 84.9-12

      Quem precisou de um perdão, às vezes esperado por décadas, quando se teve certeza que errou, que machucou pessoas, mas que ainda que tenha mudado com o tempo, que seja alguém melhor no presente, não pode modificar o passado, nem a mágoa legítima que muitos podem ter por ele, esse sabe do valor que há em ser perdoado. No momento em que rescrevo este texto, há minutos atrás, acabei de ter essa experiência, e preciso registrar aqui. Eu já havia pedido esse perdão, assim como já mudei há muito tempo, não sou mais aquele que errou, mas só hoje recebi o perdão maduro de um dos que feri. Meus queridos e minhas queridas, que me acompanham aqui, que peso quem me perdoou tirou de mim.
      A conversa que tive me fez acreditar um pouco mais no ser humano, Deus me mostrou que ainda há gente humilde no mundo, e pode ser preciso mais humildade para perdoar que para pedir perdão. O que recebeu o dano pode se esconder no lugar de vítima e não se rebaixar diante do que causou o dano, mas se o que foi prejudicado pode escolher perdoar e ser humilde, o que prejudicou tem a obrigação de ser humilde e de solicitar perdão. Só tenho sobre o que louvar a Deus, quão maravilhoso é, bem algum nega ao que o busca, e no meu caso não peço nada a ele, a não ser, cuidado para minha mulher e filhas e perdão pelo que errei no passado, ainda que mesmo assim o Senhor esteja dando a mim muito mais. 
      Você que errou, admita, para si, para Deus e depois aos homens, peça perdão, sem justificativas, com humildade, e depois aguarde em Deus. Não, o perdão dos homens muitas vezes não é imediato, às vezes demora anos, e nisso também há propósito divino. A demora do perdão nos faz levar a sério nossos erros, não cometê-los mais, mas principalmente experimentar uma paz que depende da aprovação de Deus, de mais ninguém. Não posso negar a realidade, há perdões que os homens não darão neste mundo, e neste caso mais ainda temos que confiar em Deus. Mas o que espera humilde poderá ser perdoado pelo homem ainda aqui, como providência divina nos entregando consolo que precisamos muito.  
      Entretanto, entendamos algo, perdoa quem foi perdoado, é perdoado quem errou, mas só erra quem vive e não se esconde, muitas vezes assumindo falsa moralidade que só disfarça covardia e orgulho. Portanto, não nos iludamos com certas pessoas, essas dificilmente nos perdoarão, pois elas mesmas não pedem perdão e nem se consideram necessitadas dele. Quanto a você que aprendeu o valor do perdão, perdoe, se possível tome a iniciativa para isso, não espere o que errou pedir perdão, esse pode estar humilhado demais, mas que ao ver tua atitude iluminada, tua palavra de amor, a dádiva graciosa de teu perdão, será consolado e fortificado. Há honra de Deus em pedir perdão, mas muito mais em dar perdão. 

José Osório de Souza, 25/03/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário