terça-feira, setembro 19, 2023

Alimente-se e fortaleça-se

      “E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.Apocalipse 10.8-11

      O que mais precisamos, para sermos fortalecidos e vencermos tentações e sermos aprovados em provas, Deus sempre nos dá como alimento. Ocorre que muitas vezes ainda não entendemos o que é esse alimento que nos fortalece, e outras vezes, ainda que já tenhamos entendido, teimamos em não tomar esse alimento e comê-lo. Você sabe o que exatamente você precisa fazer para ser forte e fazer a melhor vontade de Deus para tua vida? Ou já se acostumou tanto a perder para a fraqueza que desistiu, até tem vitórias nas áreas material e afetiva, mas aceita que moralmente não pode ser melhor que o que conseguiu ser até agora? Quem não se alimenta direito no espírito, adoece e pode falecer, ainda que esteja bonito e forte no corpo.
      Reconheço que demorei muito tempo em minha vida para entender qual era o alimento que Deus tinha para me dar e me fortalecer, assim, ainda que desejasse de todo o coração ser santo, manso e produtivo, vivi muitos anos preso a vícios, ansioso e vendo projetos profissionais e afetivos fracassarem. Mas ninguém julgue a ninguém neste mundo pelo tempo, o que importa se alcançamos nosso melhor aos vinte, aos quarenta ou aos sessenta anos? Importa alcançarmos, Deus nunca desiste de nós. Cada um de nós sabe se é vitorioso, e não confundamos isso com profissões seculares, ministérios em igrejas e casamentos honrados pelos homens, podemos ter tudo isso e ainda assim sermos perdedores, rebeldes ao plano de Deus. 
      Se Deus quer que você voe, só vai achar o melhor alimento e o abrigo mais adequado no pico dos montes mais altos. Se Deus quer que você nade terá gosto pela água e por peixes, não se sentirá bem em terra firme. Metáforas à parte, não podemos deixar mundo, homens e mesmo religião dizerem para nós o que é melhor, só Deus, que administra todos os destinos, sabe o que podemos e como podemos ser, estando no lugar certo, fazendo a coisa certa e comendo o alimento espiritual e emocional que só ele pode nos dar. Eu já entendi que dependo de vida de oração, de estudo da Bíblia, mas também de conhecer profundamente espiritualidade, lendo textos não só cristãos, mas de outras óticas espirituais, é o saber que me alimenta. 
      O livrinho que João descreve na passagem inicial de Apocalipse tem características interessantes, ele é doce na boca, mas amargo no ventre. Somos seres inconstantes e frágeis, o pai permite emoções singulares em nossos corpos mortais para que ao menos comecemos a fazer sua vontade, assim, o conhecimento de Deus e seus mistérios são agradáveis no primeiro contato, se não fosse assim não os buscaríamos. Contudo, ainda que experiências profundas com Deus nos alimente, têm um propósito que vai além de nós, com o tempo geram em nós responsabilidade com as outras pessoas e isso não é tão agradável. Mas importa que profetizes outra vez a muitos povos, nações, línguas e reis, assim cumpramos nossas missões até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário