quarta-feira, setembro 20, 2023

Reverta mal em bem

      “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Romanos 8.28

      Se houver humildade em nosso coração, mesmo o ataque mais sujo e injusto do mal, pode nos fazer crescer. Aprendermos a receber todas as críticas de forma correta, mesmo aquela que vem com finalidade única de nos destruir, sem nenhuma intenção de nos abençoar, é trabalho que só conseguimos exercer com humildade. Se somos atacados há propósito, em primeiro lugar para que mudemos em alguma instância de atitude, depois para que aprendamos a nos manter em paz mesmo diante de oposição. Jesus foi alguém que recebeu ataques sem que fossem propósitos de Deus para que ele mudasse, assim foram injustos, se houve outros seres humanos assim na Terra não podemos afirmar, por isso Jesus veio para ser e foi o Cristo. 
      Contudo, aceitar qualquer crítica como propósito de Deus não é algo que fazemos com facilidade, principalmente se estamos andando uma vida significativamente correta. Mais fácil é nos colocarmos no lugar de vítimas e pormos o crítico no lugar de inimigo, assim acharmos legítimo pedirmos que Deus nos defenda e destrua quem nos criticou, mas como dissemos acima, só o humilde aprende o melhor de Deus com todas as críticas. Não nos esqueçamos que a vida só é dura com os duros, muitos endurecem no pecado das obras da carne, nos vícios e prazeres fáceis, mas outros endurecem numa posição moral, espiritual e material de estabilidade e prosperidade, achando-se assim no justo direito de não serem criticados.
      Se estamos errados, aceitarmos com humildade a culpa e a crítica é nossa obrigação (aceitarmos e mudarmos de vida), mas se achamos que estamos certos, aceitarmos oposições pode exigir de nós uma espiritualidade mais alta. Contudo, pode ser exatamente esse o propósito de Deus na crítica injusta, nos levar a subir mais um degrau em sua direção. Ninguém foi injustamente mais criticado que o Cristo e foi a reação espiritual dele diante de opositores tão cruéis que purificou o sacrifício que iria entregar a Deus por toda a humanidade, sua própria vida neste mundo. Se perdão nos santifica, aceitar injustiça com humildade nos purifica muito mais, e dos realmente espirituais Deus pede isso, humildade diante de crítica injusta. 
      Vivemos muito tempo como cristãos, ouvimos pregações sobre o texto bíblico inicial, mas ainda assim demoramos para entender a profundidade de seu ensino. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito! Todas são todas mesmo, mas só quando amamos a Deus e vivemos seu melhor propósito. Costumo citar o adjetivo “melhor” com alguns substantivos, como eternidade e propósito, Deus sempre cumpre seu propósito, todos seremos avaliados na eternidade, mas feliz o que vive o melhor propósito de Deus, esse terá a melhor eternidade. Entende isso quem assimila a injustiça do melhor jeito, não vendo opositores, mas oportunidades para ser melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário