domingo, setembro 10, 2023

Simão, o mago (2/2)

      “Havia naquela cidade um homem chamado Simão, que praticava artes mágicas e deixava o povo de Samaria admirado. Dizia ser alguém muito importante” “O próprio Simão abraçou a fé e, tendo sido batizado, acompanhava Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.” Atos 8.9, 13 (leia no final a passagem bíblica sobre Simão o mago na íntegra)
 
      Magia, no sentido de algo acontecer ou ser provocado por nada, não existe, tudo tem uma causa, ainda que seja de origem invisível, inaudível e intocável por órgãos e membros humanos físicos e por ferramentas e aparelhos. Dizer “isso acontece como mágica”, no sentido que aparece no ar, não procede, sempre há alguma manifestação científica ou truque físico envolvidos. Mas se considerarmos o plano espiritual e nossos espíritos meios e seres que existem, ainda que a ciência hoje não comprove, entenderemos que esses podem provocar muita coisa no plano material. Interessante que até há alguns séculos não se acreditava em vírus e bactérias porque não podiam ser vistos a olhos nus, ainda que provocassem doenças constatáveis.
      Você que não crê em magia ou que crê que ela não é permitida por Deus, o que acha que ocorre quando se ora ou se reza a Deus, com o coração cheio de convicção emocional e com a mente visualizando o que se deseja receber, seja em nome do Cristo, de Maria ou de algum santo? Fé é gerada e movimentada. Foi essa fé que permitiu a Jesus homem e aos apóstolos realizarem milagres e maravilhas no primeiro século. Quem pode dizer que fé não seja algum tipo de energia, que interagindo com Deus de alguma forma atua no mundo material, curando enfermos, influenciando pessoas, manifestando no plano físico a dádiva que o crente pediu a Deus? Há poder na fé, há magia nela, há mistério que atua na matéria e no espírito.
      Magia pode ser feita, vimos isso na postagem anterior, mas o que faz um mago vir ao evangelho, como foi o caso de Simão no livro de Atos? A resposta é uma só, ainda que interação com o plano espiritual seja possível, abra muitas possibilidades e não represente só mentiras de demônios, só Jesus abre caminho direto para o perdão do Deus Altíssimo, que entrega paz e cura o homem, para que esse possa praticar obras de vida eterna. Muitos conhecem espíritos, mas se esquecem do Santo Espírito, outros acham conhecimento sobre mistérios por guias, mas se afastam do mestre Jesus. Nos conectarmos a Deus diretamente pelo Cristo, sem outros intermediários, é experiência exclusiva, completa e transformadora. 
      Interessante que Simão parece ter se convertido a princípio, mas pelo que ele mostra depois, parece que só estava encantado pelo mesmo assunto que o conduziu à magia, fenômenos sobrenaturais. Parece que ele não teve uma experiência pura com o Altíssimo, só achou ter achado uma ferramenta mais eficiente para suas intenções místicas. Se ele experimentava magia, talvez em espíritos, reconheceu que o Espírito sobre Filipe, Pedro e João fazia magia maior, por isso ficou com os cristãos, ele não queria servir, queria ser servido. Penso que Simão se convenceu racional e equivocadamente, mas sem ainda ter recebido o Espírito Santo continuou cego espiritualmente. Sua ganância, contudo, o delatou quando quis comprar os dons.
      “Quando Simão viu que, pelo fato de os apóstolos imporem as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: — Deem também a mim este poder, para que a pessoa sobre a qual eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Mas Pedro respondeu: — Que o seu dinheiro seja destruído junto com você, pois você pensou que com ele poderia adquirir o dom de Deus!” (Atos 8.18-20) Muitos podem ler isso e achar que é uma exortação só para bruxos e médiuns, não é, também exorta muitos que se apresentam como pastores e tentam vender o evangelho, usando dons para manipular as pessoas. A espiritualidade mais alta não se vende e não se compra, é dada graciosamente ao que quer glorificar a Deus.
      Penso que havia verdade em Simão, um homem que conhecia magia pôde reconhecer nos líderes cristãos uma espiritualidade mais alta, ele só demorou um pouco para entender a si mesmo, que sua necessidade maior não era ter acesso ao “espírito” mais poderoso para ter “o Grande Poder”. Simão precisava de virtudes morais, essas são os dons mais preciosos que Deus quer dar ao homem, mais que conhecimento do mundo espiritual e possível uso desse para experimentar maravilhas. Muitos conhecem mistérios espirituais, mais que católicos, protestantes e evangélicos conhecem, mas deveriam ser menos conduzidos pela curiosidade corajosa, e mais por um amor puro a Deus, que quer servi-lo, não tentar usá-lo.
      “Peço que vocês orem ao Senhor por mim, para que não me sobrevenha nada do que vocês disseram” (Atos 8.24b), parece que no final Simão reconheceu que precisava de ajuda, que não estava entendendo direito as coisas. Pelo texto bíblico compreendemos que ele não se atreveu nem a orar por si, pediu que os líderes cristãos intercedessem por ele. Simão acreditava, na verdade sempre acreditou, mesmo antes de conhecer o evangelho. Enquanto algumas pessoas são céticas por natureza, outras parece que nascem crentes, não têm qualquer dificuldade para contemplarem o mundo espiritual. Mas ter informações espirituais não significa ter moralidade prática, era isso que Simão precisava entender, no final parece que entendeu.
      Não penso que judaísmo, catolicismo e protestantismo proíbam certas coisas porque não podem ser feitas, mas porque não são convenientes. Podem ser perigosas e não mostram às pessoas comuns o plano mais alto de Deus de forma direta, salvação por Jesus. Mas dons do Espírito Santo não são intimidades espirituais que todos experimentam, ainda que sejam orientados na Bíblia a todos os cristãos. Por outro lado, generalizar como diabólico todo evento espiritual fora do que o cristianismo conservador legitima como aprovado por Deus, não é o mais adequado. A verdade é que há mistérios que grande parte dos cristãos não sabe, assim, tenhamos cuidado para considerá-los, com temor a Deus, mas com mente aberta.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

—————#—————

      “Havia naquela cidade um homem chamado Simão, que praticava artes mágicas e deixava o povo de Samaria admirado. Dizia ser alguém muito importante, e todos lhe davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: — Este homem é o poder de Deus, chamado "o Grande Poder". Davam atenção a ele porque durante muito tempo os havia impressionado com as suas artes mágicas. Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, tanto homens como mulheres. O próprio Simão abraçou a fé e, tendo sido batizado, acompanhava Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados. Quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouviram que o povo de Samaria tinha recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Chegando ali, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles. Tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. 
      Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que, pelo fato de os apóstolos imporem as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: — Deem também a mim este poder, para que a pessoa sobre a qual eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Mas Pedro respondeu: — Que o seu dinheiro seja destruído junto com você, pois você pensou que com ele poderia adquirir o dom de Deus! Não existe porção nem parte para você neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Portanto, arrependa-se desse mal e ore ao Senhor. Talvez ele o perdoe por esse intento do seu coração. Pois vejo que você está cheio de inveja e preso em sua maldade. Simão disse aos apóstolos: — Peço que vocês orem ao Senhor por mim, para que não me sobrevenha nada do que vocês disseram.
Atos 8.9-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário